Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, falece

Aos 83 anos, Pereio estava internado por problemas hepáticos. Com mais de 60 filmes, além de uma notável carreira na TV, será velado em cinema em Botafogo na terça

O ator Paulo César Pereio faleceu na tarde deste domingo (12) no Rio de Janeiro, aos 83 anos, conforme confirmado pelo Hospital Casa São Bernardo, onde estava internado. Segundo informações da unidade de saúde, Pereio estava em tratamento de uma doença hepática avançada e foi levado ao hospital durante a madrugada em estado grave.

O velório de Paulo César Pereio será realizado no cinema Estação Net Rio, em Botafogo, Zona Sul do Rio, na terça-feira (14), das 10h às 15h. Após o velório, o corpo será enterrado às 16h30 no Cemitério São João Batista, no mesmo bairro.

Paulo César Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Tem trabalhos marcantes na TV, no teatro e no cinema. 

Considerado um ícone da rebeldia, atuou em mais de 60 filmes e trabalhou com cineastas importantes como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. 

Pereio atuou em “Terra em transe”, de Glauber Rocha, em “Toda Nudez Será Castigada” e em “Eu te amo”, ambos de Arnaldo Jabor. 

Também integrou o elenco de “Roda Viva”, peça de Chico Buarque encenada por Zé Celso Martinez Corrêa no fim dos anos 1960.