Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Conheça o segundo maior parque do mundo

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck, que fica situado em Brasília (DF),  é considerado o segundo maior parque urbano do mundo com seus 4.200.000 m² de área em seu total (o primeiro é o Parque Phoenix em Dublin na Irlanda com 7.000.000 m² ). 

O local reúne o trabalho do quarteto ícone da capital, sendo seu projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, além de uma coleção de azulejos de Athos Bulcão.

Parque da Cidade de Brasília é o maior da América Latina. Ele é um dos principais passeios em Brasília tanto para os moradores como para quem visita a cidade.

Aos finais de semana geralmente os brasilienses lotam o parque para fazer algum esporte ou curtir algum evento. O Parque da Cidade de Brasília é super tranquilo, muito familiar, ótimo para atividades físicas, sempre tem algum evento acontecendo por lá e além disso, o lago e as árvores dão um frescor revigorante para quem quer fugir do calor de Brasília.

Veja abaixo três motivos que fizeram o Parque da Cidade de Brasília ser tão famoso:

1. Um dos maiores parques urbanos do mundo

Fundado em 1978, o Parque da Cidade de Brasília recebe o nome oficial de Parque Dona Sarah Kubitschek. Um dos motivos da fama do parque é o seu tamanho.

Com mais de 420 hectares ele é o maior parque urbano do Brasil e também o maior parque urbano da América Latina.

Para se ter uma ideia do tamanho do parque, ele é maior do que o Central Park de Nova York que tem apenas 320 hectares.

O Parque da Cidade de Brasília ocupa um grande espaço verde, iniciando no Eixo Monumental próximo ao Setor de Hotéis em Brasília e segue linear entre o Sudoeste e Asa Sul da cidade.

2. Cenário da letra da música Eduardo e Mônica do Legião Urbana

A fama do parque também está ligada a banda de rock Legião Urbana que era da cidade e sempre fazia referências sobre Brasília e o Planalto Central nas letras das músicas.

E quem conhece o Legião Urbana deve se lembrar da música “Eduardo e Mônica”.

O Parque da Cidade de Brasília ficou famoso porque foi o cenário do encontro amoroso da história do Eduardo e da Mônica. Olha esse trecho da música: “…Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo…”.

No trecho da música o Parque da Cidade é esse mesmo que estamos falando neste post e o tal “camelo” é como os brasilienses chamam a bicicleta. E no Parque da Cidade tem camelo pra caramba!

A banda e a música ficaram tão famosas que existe um lugar chamado Praça Eduardo e Mônica, perto do estacionamento 10, com uma escultura da cifra da música.

3. Uma obra de arte projetada por grandes “artistas” brasileiros

brasília parque da cidade athos bulcao
Detalhe da parede com azulejos de Athos Bulcão

O projeto do Parque da Cidade de Brasília foi elaborado por grandes nomes. O urbanismo é de Lúcio Costa, a arquitetura é de Oscar Niemeyer. O paisagismo conta com a assinatura de Burle Marx e os azulejos encontrados na parte externo de banheiros públicos são de Athos Bulcão.

Apesar disso, atualmente o projeto não pode ser visto por completo porque muitas áreas estão desativadas ou sem manutenção.

Mesmo assim é um ótimo passeio o que faz a gente ter certeza que seria ainda mais fantástico se estivesse 100% concluído.