Outubro Rosa: DF deve registrar 1.030 casos de câncer de mama em 2023, estima pesquisa

Este tipo de câncer é o que mais acomete mulheres em todo mundo. Mês de outubro é dedicado à conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Distrito Federal deve registrar 1.030 novos casos de câncer de mama em 2023. 

Segundo o estudo, Brasília pode ter 3.090 novos casos de câncer de mama entre 2023 e 2025. Entre todos os tipos de tumores, o risco estimado para o câncer de mama é de 62,70%, no público feminino. 

O mês de outubro – e a campanha Outubro Rosa, criada no início da década de 1990 – têm como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para reduzir e incidência e a mortalidade pela doença (saiba mais abaixo).

O Inca estima 73.610 novos casos de câncer no Brasil, em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com as maiores taxas de incidência e de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Mas, se a pessoa for diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).