Organizar os armários pode ajudar na saúde mental

Muito além de deixar os espaços organizados, fazer uma boa limpeza nos armários e organizar a casa pode proporcionar bem-estar e sensação de controle da vida, afirma PhD

Se você anda sentindo uma certa vontade de dar uma geral nos armários, separar as roupas que não usa mais para doar, arrumar as do dia a dia por cores ou tecidos, mudar os móveis de lugar… saiba que pode ser efeito da mudança de estação. Mais precisamente, por causa da chegada da primavera.

Para muitas pessoas, limpar o espaço fornece um benefício significativo para a saúde emocional – que está exclusivamente ligado a uma sensação de controle sobre o ambiente. “Muitas pessoas enxergam a tarefa de limpeza como uma maneira muito boa de gerenciar o estresse ou a ansiedade”, explica Potter.

“Quando eles se deparam com outros problemas que talvez não possam resolver no momento, ou estão apenas sobrecarregados, sentem que a limpeza os ajuda a restaurar a sensação de controle.”

Amsellem concorda:

“Quando a vida parece estar além do nosso controle, manter a ordem e a limpeza em casa é uma maneira de exercermos algum domínio sobre nosso ambiente, o que pode se estender ao nosso sentimento geral de domínio”.

É intencional e ritualístico

Os rituais desempenham um papel poderoso em nossas vidas. Como tal, tornar a limpeza parte de sua vida diária contribuirá para um estilo de vida mais saudável de várias maneiras.

“Há uma tranquilidade em ter um lugar esteticamente agradável para acordar e voltar ao final do dia de trabalho. Ou, se você estiver trabalhando em casa, apenas para ter um espaço tranquilo, limpo e organizado”, explica Potter.

Como enfatiza Amsellem, manter regularmente uma casa limpa e, por sua vez, cuidar do seu espaço, é uma tradição de longa data em todo o mundo. “Várias culturas valorizam o costume conhecido como Limpeza da Primavera”, diz ela.

É calmante e energizante

Desde varrer o chão até arrumar as gavetas, as tarefas domésticas são um ato inerentemente consciente. Ele pode ajudar a espairecer a cabeça e a se desconectar do mundo virtual, ao mesmo tempo em que ajuda você a ficar mais em contato com seu espaço pessoal. E os frutos do seu trabalho podem ter um efeito particularmente positivo:

“Entrar em uma sala limpa e organizada pode ser revigorante e, ao mesmo tempo, calmante; enquanto entrar em um espaço desordenado pode ser exaustivo e avassalador”, diz Amsellem.

Muito disso tem a ver com o feedback visual que recebemos após a organização e limpeza – os resultados são imediatos e tangíveis.

“Sabemos que assumimos o comando e, consequentemente, nos tornamos mais confiantes”, diz ela. Por outro lado, a desordem é esmagadora. “Podemos perder o foco, nos sentir confusos e ter uma sensação de impotência”, diz Amsellem sobre os efeitos da bagunça. “Essas emoções podem afetar nossa saúde mental e a forma como nos vemos, abalando nossa confiança e senso de eficácia.”