Previsão do Inmet é de calor até 19 de dezembro. Apesar de pancadas pontuais, falta de chuva contínua preocupa meteorologistas.
Calor e muito sol voltam a fazer parte da paisagem do DF. Entre quarta-feira (14) e terça (19) a temperatura pode chegar aos 35°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No entanto, nos dois primeiros dias desta semana, chuvas pontuais são esperadas. Mas elas diminuem com a chegada da onda de calor, alerta o meteorologista Olívio Bahia 🌡️.
“Os próximos dias devem ser quentes, bater 34°C ou 35°C e se aproximar do recorde de temperatura”, diz Olívio Bahia, meteorologista do Inmet.
A nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em pelo menos oito estados do Brasil: Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia 🔥.
O fenômeno acontece quando há uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro – agora, as temperaturas elevadas ocorrem até próximo da chegada do verão, em 22 de dezembro.
E a chuva?
Mesmo com chuvas pontuais nesta segunda-feira (11) e pancadas previstas para a terça-feira (12), a preocupação é com a falta de continuidade da chuva.
“A falta de chuva vem prejudicando alguns setores da sociedade como agricultura, geração de energia e abastecimento”, diz Olívio Bahia.
Até esta segunda-feira (11), o DF está abaixo da média de chuvas esperada para o mês de dezembro. Segundo Bahia, era para ter chovido ao menos 33% do esperado para o mês, mas o maior índice foi de 25%, registrado em Águas Emendadas.