Noite de Gala “E Lucevan le Stelle” em Brasília

Noite de Gala: “E Lucevan le Stelle”, é um espetáculo com uma seleção primorosa de músicas para piano solo, e as mais belas peças da lírica internacional, apresentadas por alguns dos melhores intérpretes brasilienses. Tem a participação de Ligia Moreno (piano), Ariadna Moreira (soprano), Roger Vieira (tenor), Livia Bergo, (soprano), Danielle Dumont (soprano). O momento único da experiência musical vivenciada presencialmente, envolve a sonoridade, a iluminação, a palavra falada e cantada, o cenário, as expressões teatrais, as temáticas de cada peça e a emoção despertada em cada fraseado. 

As diferentes experiências amorosas de tantos personagens dão vida a este espetáculo: O pintor Cavaradossi canta, enquanto trabalha. Ele canta um hino de amor à arte, à vida e à sua amante, a cantora Floria Tosca. “E Lucevan le Stelle” é a primeira frase da belíssima ária de Cavaradossi, contando quando vislumbrou pela primeira vez a beleza da cantora Tosca. Tosca, em “Vissi d’arte” reza à Deus em desespero, pedindo pela vida de seu amado. O Duque de Mantua comenta sobre a volubilidade das mulheres, em “Questa o quella”, enquanto Carmen surge com seu canto irreverente e envolvente em “Habanera,” e Dalila lança seu canto mais sedutor e feiticeiro em “Mon coeur s’ouvre a ta voix”.  Canio expressa toda a sua dor e revolta na aria de traição “Vesti la giubba”, e o amor filial também é abordado na ária “O mio babbino caro”, assim como a felicidade da maternidade será expressa em “Summertime”. Não poderia faltar a celebrada ária da Rainha da Noite, “Die Holle Rache”, quando a rainha mãe confronta a própria filha. A Lua que ilumina o amor é o tema da última ária apresentada: “Canção à Lua”.

Artistas


Ariadna Moreira – Soprano


Professora de Canto Lírico na Escola de Música de Brasília, foi docente da Accademia Arte Nuova de Belluno na Itália, e desde então se apresenta regularmente com repertório de câmara e operístico. Mestra em Canto pelo Conservatório de Música da Nova Inglaterra em Boston, Eua.  Professora de Canto Lírico e Diretora de ópera na University of Evansville em Indiana, EUA. Ariadna foi integrante do Coral da UnB, com o qual venceu inúmeros concursos e realizou várias turnê pelo Brasil e exterior, incluindo o famoso Festival Cervantino, no México.Dentro do repertório camerístico se destacam programas de mulheres compositoras, de música vocal brasileira, de canções afro-brasileiras, de história da canção espanhola e de compositores contemporaneos. É vice presidente da ACEBRA, Associação Cultural Europa Brasil, com a qual realiza diversas atividades artísticas representando o Brasil e sua cultura.

Lígia Moreno – Piano


Detentora de mais de vinte premiações em concursos nacionais e internacionais. Mestre em Música pela Universidade de Brasília. Atuou como solista de várias Orquestras, no Brasil e exterior. Fez parte da delegação brasileira que esteve em Xiamen, China (2017) para a realização do Festival Cultural promovido pelo BRICS, apresentando-se como solista e ministrando aulas para crianças chinesas. Lígia dedica-se também à pedagogia musical, exercendo continuamente intensa atividade com jovens estudantes de piano. Além da atividade de docência, exerce função de pianista colaboradora no departamento de música da Universidade de Brasília, da qual é membro desde 2017.

Danielle Dumont – Soprano


Danielle Dumont é cantora crossover e professora de canto com múltiplas capacitações em Pedagogia Vocal, atendendo cantores do Brasil e exterior. É Doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), na área de Performance e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e formada em canto lírico pela Escola de Música de Brasília. Produziu e dirigiu o musical O Anjo da Música, inspirado no musical O Fantasma da Ópera, de Lloyd Webber, em Brasília. Concebeu e performou também o espetáculo de solo performance Histeria, cuja concepção poético-filosófica está publicada em seu livro Histeria: Ópera na poética da loucura. Entre os papeis que interpretou estão: Bastienne, (Bastien und Bastienne), Mademoiselle Silberklang (O Empresário) e Rainha da Noite (A Flauta Mágica).

Roger Vieira – Tenor


Tenor lírico, iniciou seus estudos na Universidade de Brasília no ano de 2007, no curso de bacharelado em canto. Seguiu sua formação tendo aulas e masterclasses com renomados profissionais da área, tendo sido aluno do barítono Francisco Frias e recentemente da soprano Janette Dornellas. Tem ampla experiência em concertos de repertório variado, além de ter atuado como solista em óperas como Carmen, Flauta Mágica, O Barbeiro de Sevilha, Cosi Fan Tutte, Il Tabarro e como solista na première da obra “Transposição” do compositor Brasileiro Emílio Nunes, com execução pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Recentemente participou da ópera o Caixeiro da Taverna (direção de Lício Bruno e regência de Edvan Moraes), e dos musicais “Vivendo de Brisa” (do autor Fernando Marques com a direção de André Amaro) e “Carmim” (autoria e direção de Roger Mello).

Lívia Bergo


Graduada em Música pela Universidade de Brasília e Mestre em Canto pelo Conservatorio di Musica di Perugia – Italia. Cantou sob a batuta dos italianos Emanuele Lippi e Giuseppe Cataldo, de Olaf Storbeck (Alemanha), Elena Herrera (Cuba), Silvio Barbato, Ayrton Escobar, Ira Levin (US), Lincoln Andrade, Emílio de César, David Junker, Marcelo Ramos e Marconi Araújo, dentre outros. Dentre as obras já performadas, destacam-se de Verdi La Traviata no papel título, de Puccini La Bohème, como Mimi, de Bizet Carmen como Micaela, de Donizetti Lucia di Lammermoor como Lucia; de Mozart A Flauta Mágica, como Pamina em Weimar – Alemanha, Don Giovanni como Dona Elvira, Vésper Solenis, Requiem e Missa da Coroação; de Rossini Stabat Mater em Livorno – Itália e Brasília – DF; de Weber Der Freischutz como Agathe; de Brahms o Requiem Alemão, de Humperdinck Hänsel und Gretel como Fada do Orvalho; de Vivaldi Dixit e Magnificat; de Haydn a Missa Sancti Leopoldi. Em 2013 a convite do Lyric Opera Studio Weimar – Alemanha, cantou em temporada especial de concertos realizados em Castelos de cidades próximas.