No DF, 94% das mulheres vítimas de feminicídio eram mães

Secretaria de Segurança Pública do DF atualizou, nesta quinta-feira (3/10), para 16 o número de vítimas de feminicídio ocorridos em 2024

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) atualizou, nesta quinta-feira (3/10), o número de feminicídios ocorridos na capital federal em 2024. Agora, há 16 ocorrências do tipo, sendo que 13 já foram confirmadas e outras 3 ainda são classificadas como sob análise. Cerca de 94% das vítimas do crime neste ano eram mães.

Os registros indicavam 15 mortes anteriormente, considerando o assassinato brutal da jovem Paloma Jenifer Santos Ferreira, aos 26 anos, na última segunda-feira (30/9). Fora os casos já conhecidos, consta nos dados da SSP-DF um novo crime de feminicídio que teria ocorrido em agosto deste ano. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima.

O órgão esclareceu que os números de feminicídios, disponibilizados no painel, diferentemente do balanço criminal, consideram dados de todo o sistema de justiça criminal, incluindo os laudos periciais e de local do crime, indiciamentos, denúncias, decisões, sentenças e recursos, além dos boletins de ocorrências registrados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).