Evento em Dubai reúne empresários e autoridades do Brasil e dos Emirados.
Durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai, nesta segunda-feira (14), lideranças políticas e empresariais do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos reafirmaram o compromisso com a ampliação das relações econômicas entre os dois países. A exposição de abertura foi conduzida por H.E. Thani Bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, que destacou o papel estratégico do Brasil na região e apresentou dados robustos sobre investimentos e oportunidades de negócios.
“Hoje, o Brasil é o nosso grande parceiro, o nosso maior parceiro na América Latina e o segundo maior nas Américas”, afirmou o ministro, sublinhando o volume de investimentos não ligados ao petróleo. “Em 2024, nós compartilhamos mais de US$ 4,4 bilhões em investimentos não de petróleo”, reforçou.
O discurso também destacou os avanços recentes na remoção de barreiras comerciais. “Começamos a fazer acordos compreensíveis de multinível para eliminar tarifas, harmonizar procedimentos e criar joint ventures. Isso vai significativamente aumentar o comércio com os exportadores brasileiros, especialmente na agricultura e nos metais”, explicou Al Zeyoudi.
Segundo ele, o compromisso com a inovação e a sustentabilidade segue no centro da estratégia econômica dos Emirados. “O grupo de Abu Dhabi vai investir US$ 100 bilhões nas ambições de renováveis”, anunciou, ressaltando que os Emirados continuam sendo um polo de atração para empresas de ponta. “Os Emirados sempre atraem empresas de tecnologia como robóticas e painéis solares. Elas trazem não só capital, mas também habilidades e capacidades.”
A infraestrutura logística e jurídica foi apresentada como um diferencial competitivo para os empreendedores brasileiros. “Nossos aeroportos e zonas francas apoiam o ecossistema de inovação. Podemos providenciar proteção legal e acesso tarifário livre para um terço da população do mundo”, destacou o ministro, referindo-se aos acordos comerciais internacionais que facilitam a atuação global a partir dos Emirados.
Ao final, Al Zeyoudi enfatizou a disposição dos Emirados Árabes em manter uma relação contínua e sólida com o Brasil. “As oportunidades não são de um lado só. Os Emirados são uma plataforma aberta para os brasileiros expandirem seus mercados. Convido todos a explorar essas oportunidades e construir novos horizontes para suas empresas.”