Ministro Alexandre Silveira participa de evento da União Europeia para debater o uso do biogás e do biometano

A iniciativa, que será realizada na próxima segunda-feira (16), encerra a atual edição do Projeto EU Climate Dialogues, que tem como objetivo promover a cooperação estratégica entre a Uniao Europeia e o Brasil com foco na redução de emissões de metano por meio da produção sustentável de biogás e biometano nos setores de resíduos da agropecuária e urbanos.

Brasília sediará, na próxima segunda-feira (16/09), o evento de encerramento do projeto de cooperação estratégica entre a União Europeia e o Brasil para a redução de emissões de metano. O fórum, que acontecerá na sede da Delegação da União Europeia, tem como objetivo apresentar os relatórios de desenvolvimento do projeto EU Climate Dialogues (EUCDs), com o lançamento de uma avaliação comparativa e recomendações finais sobre a produção sustentável de biogás e biometano nos setores de resíduos da agropecuária e urbanos.

A abertura do evento contará com a presença de autoridades de destaque, como Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia; Diana Acconcia, Diretora de Assuntos Internacionais e Financiamento Climático do Diretório Geral de Clima da Comissão da União Europeia; Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério da Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMAMC). O moderador será Jean-Pierre Bou, Chefe adjunto da Delegação da União Europeia. 

Após o painel de abertura, os relatórios de desenvolvimento do projeto serão apresentados por Yuri Schmitke, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), e Antonio Bolognesi, Presidente do Conselho da ABREN. A apresentação trará uma análise detalhada dos resultados obtidos, desafios superados e as recomendações para os próximos passos no avanço da produção de biogás e biometano no Brasil.

Haverá também uma mesa redonda com representantes de órgãos estratégicos do setor, como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), Itaipú Binacional, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), a ANEEL e a Secretaria de Estado de Projetos Especiais do Distrito Federal (SEPE). Esses debates terão como objetivo principal fomentar o diálogo e fortalecer a cooperação entre os setores público e privado, criando as bases para o avanço de políticas públicas que promovam a sustentabilidade.

O evento pode ainda marcar a assinatura de um acordo de cooperação entre a ABREN e a European Biogas Association (EBA), consolidando a parceria estratégica entre Brasil e Europa para o desenvolvimento sustentável. A cooperação estratégica UE-Brasil é um projeto financiado pela União Europeia que visa promover a troca de conhecimento entre as duas regiões, com foco na descarbonização por meio da produção de biogás e biometano, elementos essenciais para a transição energética e para o cumprimento das metas de redução de metano firmadas pelo Brasil durante a COP26.

Serviço:

Local: sede da Delegação da União Europeia no Brasil.
Endereço: SHIS EQL 6/8 Lago Sul Lote B – Lago Sul, Brasília – DF.
Data: segunda-feira, 16 de setembro.
Horário: a partir das 17h00.

Sobre a ABREN:

A Associação Brasileira de Resíduos para Energia (ABREN) é uma organização nacional sem fins lucrativos cuja missão é promover o diálogo entre o setor privado e as instituições públicas, tanto em nível nacional quanto internacional, e em todos os níveis de governo. A ABREN foi selecionada pela GIZ Bélgica para implementar o projeto. A ABREN representa empresas,consultores e fabricantes de equipamentos para recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de um setor sustentável e integrado de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.