Ministério das Comunicações doa computadores à Casa do Candango em Brasília

Espaço cultural é dedicado à memória dos trabalhadores que participaram da construção da capital

O Ministério das Comunicações participou da inauguração do novo laboratório de informática na Creche Casa do Candango, em Brasília (DF). O espaço foi equipado com 10 computadores doados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do programa Computadores para Inclusão.

“Para nós não é simplesmente inclusão digital, passa a ser inclusão social, uma vez que será realizado o projeto de capacitação com professores, com mães e com alunos dessa creche”, disse Sônia Faustino, secretária-executiva da pasta.

A Casa do Candango é um espaço cultural e histórico na capital, dedicado a preservar e homenagear a memória dos trabalhadores que participaram da construção da cidade. A Creche Casa do Candango atende 340 crianças de 1 a 3 anos em período integral, com uma estrutura voltada para atividades pedagógicas e recreativas.

“Esses computadores foram um presente de Natal. Este laboratório irá proporcionar à comunidade momentos de desenvolvimento, de capacitação e de profissionalização, não só para as crianças, como também para os pais e professores”, afirmou Margarida Kalil, presidente da Casa do Candango.

O CRC responsável pela doação dos computadores é uma parceria do Ministério das Comunicações com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC).

Computadores para Inclusão

O programa destina computadores que não seriam mais utilizados em órgãos públicos, por estarem obsoletos ou danificados, para pontos de inclusão social em todo o Brasil, após passarem pelos Centros de Recondicionamento de Computadores, onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área.

Com isso, os equipamentos são levados para a criação de laboratórios de informática em pontos de inclusão social em todo o país, como escolas e associações. A iniciativa também é sustentável, pois dá destinação a milhares de toneladas de resíduos eletrônicos.

O Computadores para Inclusão já doou 49,5 mil equipamentos para 3,6 mil pontos de inclusão digital em 1 mil municípios. Mais de 209 cursos foram oferecidos nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 44,9 mil alunos para a era digital. No ano passado, a iniciativa registrou um aumento de 73,6% no total de doações, em comparação com 2022.