MEC e Itaú Social lançam curso gratuito com metodologia de Harvard para professores de todo o país

Evento online contará com a participação da professora de Harvard, Stephanie Jones, e especialistas em educação

São Paulo, Outubro de 2025 – O Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) lançam no dia 30 de outubro, o curso autoformativo “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias – Aprofundamento”, voltado para professores da Educação Infantil e educadores que atuam com as infâncias. Desenvolvida em colaboração com o EASEL Lab da Universidade de Harvard, o Espaço Ara e educadoras do Amazonas, a formação apresenta a abordagem dos Kernels, também conhecidos no Brasil como “Caroços”, que representam atividades práticas e divertidas que estimulam competências socioemocionais e o desenvolvimento integral das crianças. 

O webinar de lançamento, previsto para às 10h do dia 30, contará com a participação de Stephanie Jones, professora da Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard e idealizadora da abordagem, e de outros especialistas em educação no país que participarão de uma roda de conversa durante o evento.

“O curso considera as crianças em seus contextos cotidianos, valorizando as interações com os pares, a qualidade das relações com adultos e as influências mais amplas, como a cultura e o território onde estão inseridas, aspectos que afetam suas experiências. Também levam-se em conta características individuais, além de questões ambientais que incluem riscos, como estresse, trauma ou violência, e fatores de proteção, como vínculos seguros com cuidadores. A partir dessa perspectiva, buscamos formar educadores preparados para compreender e atuar nas múltiplas dimensões que influenciam a trajetória e o desenvolvimento integral das crianças”, explica Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social.

Estruturado em seis módulos, o curso oferece conteúdos acessíveis, estudos de caso, exemplos reais e ferramentas para implementação e avaliação dessas atividades, fortalecendo tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar das crianças e dos educadores.

A iniciativa é um aprofundamento da formação “Introdução às Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”, lançada em novembro de 2024, durante o Seminário Internacional “Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-estar do Professor”. O curso será disponibilizado na plataforma da Escola Fundação Itaú e no ambiente virtual de aprendizagem do MEC (AVAMEC).

Abordagem de Harvard garante práticas de impacto com resultados concretos no Brasil

Os Kernels são atividades que desenvolvem cinco dimensões (ou “poderes”) socioemocionais nas crianças: 

  • Poder dos Sentimentos: reconhecer, expressar e lidar com as emoções;
  • Poder do Cérebro: desenvolver funções executivas, como foco, planejamento e resolução de problemas;
  • Poder da Atitude: cultivar crenças e posturas que favoreçam o crescimento e a superação de desafios;
  • Poder da Amizade: fortalecer habilidades sociais, cooperação e resolução de conflitos;
  • Poder da Cidadania: estimular valores, decisões responsáveis, respeito às diferenças e engajamento com a comunidade.

A prática no Brasil tem mostrado um impacto significativo no desenvolvimento das crianças, na medida em que explora os efeitos de intervenções socioemocionais no desenvolvimento e desempenho. A abordagem é aplicada em contextos práticos, como escolas e comunidades, utilizando métodos quantitativos e qualitativos específicos para compreender como as interações entre indivíduos, seus grupos sociais e os ambientes em que vivem influenciam o desenvolvimento infantil. 

No país, os Kernels já inspiraram iniciativas exitosas, como os projetos “Caroços” em Iranduba (AM), “Sementes” em Paraty (RJ) e “Base” no Rio de Janeiro (RJ), que mostram o potencial da metodologia para fortalecer a educação infantil, promovendo ambientes mais acolhedores e propícios ao crescimento socioemocional das crianças brasileiras.

Serviço

Curso:  Estratégias Socioemocionais para as Infâncias – Aprofundamento

Quando: 30 de outubro de 2025, das 10h às 11h30

Onde: Canais do MEC e da Undime no YouTube

Público-alvo: Professores da Educação Infantil, gestores e coordenadores pedagógicos

Acesso ao curso: Plataformas Escola Fundação Itaú e AVAMEC

Escola Fundação Itaú

Em outubro, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, completa um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, mais de 378 mil alunos estão cadastrados na escola.