Manifestantes fecham o Eixo Monumental em ato contra eleição de Lula

Em ato no Eixo Monumental, apoiadores de Bolsonaro são contrários ao resultado da eleição, que elegeu Lula como o próximo presidente

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) fecharam, no fim da tarde desta quarta-feira, 2, todas as vias do Eixo Monumental no Distrito Federal, na altura da Catedral Rainha da Paz, sentido antiga Rodoferroviária. No ato, as pessoas protestam contra o resultado das urnas, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como próximo chefe da nação. O grupo está reunido desde terça-feira, 1º.

O objetivo dos bolsonaristas é ficar acampado “até que as Forças Armadas façam uma intervenção federal”, no que eles chamam de “Acampamento da Liberdade”.

A princípio, pediam por uma intervenção militar, mas organizadores do evento orientaram os manifestantes mudarem o protesto, que faz menção ao Artigo 142 da Constituição Federal. Outra orientação diz respeito ao uso do nome do candidato derrotado nas urnas, Jair Bolsonaro, que deve ser evitado para não fazer ligação do atual presidente, derrotado nas urnas, aos atos antidemocráticos.