Grupos se reuniram na Esplanada dos Ministérios. Alguns levaram material com dizeres antidemocráticos e contra ministros do STF; teve faixas escritas em inglês.
Manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) levaram faixas durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Algumas manifestações traziam pautas antidemocráticas, pedidos inconstitucionais e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Teve até faixas escritas em inglês, que pediam que Bolsonaro acionasse as Forças Armadas para destituir os ministros do STF. Outras defendiam a “intervenção” dos militares. A Constituição Federal de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”.
Os grupos favoráveis ao presidente se reuniram no local onde ocorrem as comemorações oficiais do 7 de Setembro na capital federal. Veja imagens abaixo:
Outras faixas pediam o voto impresso, bandeira defendida por Bolsonaro que, sem provas, questiona a lisura do sistema eleitoral brasileiro e das urnas eletrônicas. Uma proposta para adoção do voto impresso já foi rejeitada pela Câmara dos Deputados.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diversas entidades e observadores internacionais já garantiram a lisura do voto eletrônico.
Algumas faixas pediam ainda o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que é responsável, na Corte, pelo inquérito que apura a existência de uma organização criminosa contra a democracia, formada por apoiadores do presidente. A faixa foi retirada após pedido de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Havia ainda faixas contra o ex-presidente Lula (PT), candidato nas eleições presidenciais deste ano. Manifestantes também entoaram gritos de ordem contra o petista.