Segundo estudo, são 154 mil pessoas com deficiência. Dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, feita em 2019, e divulgada nesta quarta (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2019 e divulgada nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mostra que 5,2% da população do Distrito Federal com 2 anos ou mais têm algum tipo de deficiência. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem em Brasília 154 mil pessoas com deficiência.
O estudo mostra que, no Brasil, 8,4% da população com 2 anos ou mais (17,2 milhões) afirmou ter alguma deficiência. Os maiores percentuais foram registrados em Sergipe (12,3%) e na Paraíba (10,7%), e os menores no Distrito Federal (5,2%) e em Mato Grosso (5,6%).
“Foram classificadas como pessoa com deficiência todas aquelas que responderam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum realizar as atividades perguntadas em ao menos um dos quesitos investigados”, diz o IBGE.
De acordo com o IBGE, 65,1% das pessoas com deficiência no Distrito Federal são mulheres e 61,1% pretas ou pardas. Além disso, a maior parte tem 60 anos ou mais.