Mais de 5% da população do DF acima de 2 anos tem algum tipo de deficiência, diz IBGE

Segundo estudo, são 154 mil pessoas com deficiência. Dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, feita em 2019, e divulgada nesta quarta (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2019 e divulgada nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mostra que 5,2% da população do Distrito Federal com 2 anos ou mais têm algum tipo de deficiência. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem em Brasília 154 mil pessoas com deficiência.

O estudo mostra que, no Brasil, 8,4% da população com 2 anos ou mais (17,2 milhões) afirmou ter alguma deficiência. Os maiores percentuais foram registrados em Sergipe (12,3%) e na Paraíba (10,7%), e os menores no Distrito Federal (5,2%) e em Mato Grosso (5,6%).

“Foram classificadas como pessoa com deficiência todas aquelas que responderam ter muita dificulda­de ou não conseguir de modo algum realizar as atividades per­guntadas em ao menos um dos quesitos investigados”, diz o IBGE.

De acordo com o IBGE, 65,1% das pessoas com deficiência no Distrito Federal são mulheres e 61,1% pretas ou pardas. Além disso, a maior parte tem 60 anos ou mais.