Maíra Cardi e Fertilização in vitro: é possível engravidar de forma natural após os 40?

A influenciadora fitness Maíra Cardi, revelou nas redes sociais que vai iniciar o processo de tentativa de gravidez e que pode optar pela fertilização in vitro caso não consiga de forma natural. Com 41 anos, ela detalhou em um vídeo no TikTok que vai compartilhar todos os detalhes da gestação. 

“Eu sei que vai ser diferente de tudo, eu tenho 41 anos, e eu não posso esperar, porque não é inteligente da nossa parte esperar mais que eu fique grávida, então o correto seria eu já fazer o processo de FIV, mas ele (seu companheiro) quer tentar pelo uma vez, pelo menos um mês naturalmente, e se não der certo a gente vai para a FIV. 

Conforme explica o especialista em reprodução humana Dr. João Guilherme Grassi, é possível engravidar naturalmente após os 40 anos, mas as chances são menores conforme aumenta a idade da mulher. “A fertilidade feminina está diretamente relacionada a sua idade, isso ocorre por conta da reserva ovariana, que conforme os anos, vai diminuindo, ou seja, reduz as chances da mulher ter bebê, mas é possível sim engravidar de forma natural com essa idade. Porém, uma opção para aumentar as chances de gravidez quando as condições já não são tão favoráveis, é a fertilização in vitro”. 

A FIV é um procedimento de reprodução humana assistida, que consiste na coleta de gametas com o objetivo de fecundar em laboratório, para que depois os embriões sejam implantados na mulher. Existem também diferenças entre inseminação artificial e fertilização in vitro, de acordo com o especialista. 

“A finalidade dos dois procedimentos é a mesma, porém existem várias diferenças. Na inseminação artificial, a fecundação ocorre nas tubas uterinas, de forma natural, é como se fosse um potencializador. Já na FIV, a união do espermatozoide e do óvulo acontece dentro do laboratório, ou seja, requer alta complexidade”, explicou Grassi.