Em sua 14ª edição, LIDE Brazil Investment Forum, em Nova York, pauta institucionalidade e oportunidades de investimento ao Brasil.
No dia 13 de maio, terça-feira, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais realiza o Brazil Investment Forum, no tradicional Harvard Club, em Nova York (EUA), das 8h às 12h (das 9h às 13h no horário de Brasília). O evento reúne 300 empresários e investidores, além de autoridades dos três poderes e governadores de todas as regiões do país com o objetivo de promover o diálogo institucional e fortalecer as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos.
O evento, que chega à 14ª edição, terá exposições do ex-presidente do Brasil, Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As autoridades federais participam da abertura do Fórum, das 9h às 10h, que conta com a presença do deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dos senadores Tereza Cristina, Ciro Nogueira, Nelsinho Trad, Soraya Thronicke e Irajá Silvestre.
No primeiro painel do Fórum, “O Brasil e seu papel na institucionalidade com os Estados Unidos” das 9h às 10h20 (10h às 11h20 em Brasília), o keynote speaker é o ministro Barroso. Participam, também, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, o ex-presidente do BID, Luis Moreno, e o embaixador e ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.
Na sequência, o segundo painel pauta “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, das 10h20 às 11h50 (11h20 às 12h50 em Brasília). Participam governadores de diversos estados brasileiros, como Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO), Cláudio Castro (RJ), Raquel Lyra (PE), Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (ES), Jorginho Mello (SC) e Mateus Simões (vice de MG), entre outros. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles também é presença confirmada como debatedor, assim como Paulo Henrique Costa (Banco BRB) e Paulo Gala (FGV).
Encerram o encontro, das 11h50 às 12h (12h50 às 13h em Brasília), o ex-presidente Michel Temer, o chairman do LIDE e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o fundador e co-chairman do LIDE, ex-governador de São Paulo, João Doria.
Repercussão
Para o chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, o Brazil Investment Forum renova a compromisso do grupo em estimular o diálogo bilateral visando o desenvolvimento sustentável do Brasil. “A excelência dos expositores e grande procura por parte do empresariado demonstra o sucesso desse evento “.
O papel do grupo em pautar a agenda de prioridades socioeconômicas e de contribuir com a credibilidade da imagem do país no exterior, especialmente neste momento é ressaltado pelo CEO do LIDE, o empresário João Doria Neto. “Em meio a um cenário global de incertezas geopolíticas e volatilidade econômica, a parceria entre Brasil e Estados Unidos segue como um pilar fundamental para a estabilidade econômica”.
O ex-governador de São Paulo ex-prefeito da Cidade de São Paulo, João Doria, fundador e co-chairman do LIDE, destaca que aprofundar as relações bilaterais é fundamental para manter a corrente de comércio entre Brasil e Estados Unidos, mesmo diante do cenário estabelecido pela gestão de Donald Trump. “Apesar das diferenças políticas e das mudanças na administração norte-americana, empresários brasileiros vêm ampliando as frentes de cooperação e consolidando interesses comuns em diversas áreas. A segurança institucional, ponto considerado crucial para esse avanço, é um dos temas em destaque no Fórum.”