As mudanças tiveram início em decorrência de uma investigação do The Wall Street Journal, a qual confirmou que a Meta estava ciente dos perigos para os adolescentes
A Meta anunciou que o Instagram começará a enviar “lembretes noturnos” de 10 em 10 minutos para usuários adolescentes que estão no aplicativo após as 22h. Essa é a mais recente iniciativa da empresa para tentar ajudar os usuários mais jovens a gerenciar o uso das redes sociais, em meio a um esforço por restrições.
Os usuários adolescentes não poderão desativar as notificações, embora possam ignorá-las. No anúncio, a Meta afirmou que está implementando os lembretes porque “o sono é importante, especialmente para os jovens”. De acordo com o material divulgado, o aviso dirá: “Hora de fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram.”
A rede social exige que os usuários do aplicativo tenham pelo menos 13 anos e requer confirmação de idade — além da data de nascimento, é preciso fornecer uma identificação fotográfica ou um vídeo.
Esta não é a primeira mudança que a Meta fez. Em 9 de janeiro deste ano, a Big Tech anunciou que começaria “a ocultar alguns tipos de conteúdo para adolescentes no Instagram e Facebook” e definiria automaticamente as contas de adolescentes para as “configurações de controle de conteúdo mais restritivas”. A empresa afirmou que, embora algumas discussões sejam importantes e o conteúdo possa ajudar, “alguns tópicos não são adequados para todos os jovens”.
Em 2021, o Wall Street Journal publicou uma investigação que descobriu que o Facebook sabia sobre os riscos do Instagram para adolescentes. O jornal apurou que pesquisadores internos fizeram uma “análise profunda da saúde mental dos adolescentes” e chegaram a conclusão que o Instagram piorava questões de imagem corporal para um em cada três adolescentes.