Com o objetivo de facilitar as compras dos usuários do Instagram, a rede social de fotos decidiu criar em 2018 o Instagram Shopping. A ferramenta permite uma proximidade muito maior dos usuários da rede social com os perfis de lojas online e seus respectivos produtos — e vem aumentando muito as vendas de quem opta por usá-la.
Isso só aconteceu porque o Instagram, que já conta com mais de 30 milhões de contas empresárias, usou o Instagram Shopping para impulsionar as vendas. Segundo a própria rede social, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego de compras online em 44% no último ano! A seguir, confira como o Instagram Shopping pode ajudá-lo(a) a melhorar a receita da sua empresa:
POR QUE USAR O INSTAGRAM SHOPPING?
Como explicado anteriormente, a ideia do Instagram Shopping é permitir uma proximidade muito maior entre cliente e produto facilitando o ato da compra e evitando, assim, um desgaste que pode decidir se haverá uma venda ou não.
Muitas vezes, clientes autênticos encontram um produto interessante no Instagram (sem a ferramenta Shopping), mas não efetuam a compra, pois, quando vão ao site da empresa, não acham o produto lá — ou simplesmente se esquecem ao deixar a compra para mais tarde.
A ideia do Instagram Shopping é vincular a sua loja online com a conta da sua marca na rede social.
REQUISITOS PARA USAR O INSTAGRAM SHOPPING
Altamente útil no mercado das lojas virtuais, o Instagram Shopping necessita de alguns requisitos para funcionar. São eles:
- Conta comercial no Instagram;
- Ter uma loja virtual — para a qual o seu cliente será encaminhado;
- Seguir a política do Instagram Shopping;
- Antes de o perfil da sua marca ser aceito no Instagram Shopping, a rede social irá estudá-lo. Essa análise poderá durar alguns dias, então é preciso ter paciência.
DICAS PARA USAR O INSTAGRAM SHOPPING
Apenas usar a ferramenta shopping não irá garantir compras no mercado online. As vendas pelo Instagram exigem estratégia, mas fique tranquilo: as dicas são bem tranquilas de serem aplicadas. Confira:
STORIES
Assim que o seu perfil for avaliado e aceito pelo Instagram Shopping, faça um vídeo nos Stories para divulgar a novidade para os seus clientes.
PRODUTOS, NO PLURAL
Uma boa dica é marcar mais de um produto na mesma publicação. O máximo, por foto, são cinco, mas você pode colocar mais de uma foto e até um vídeo acompanhando a publicação, o que ajuda na divulgação dos produtos.
SEMPRE ATUALIZADOS
Não faça publicações de produtos que não estejam no estoque! Mantenha não só as redes sociais atualizadas mas também a sua loja virtual.
SEMPRE ATENTO
Muita atenção na hora de marcar os produtos em uma publicação. Marcações incorretas podem deixar os clientes confusos e sem confiança na qualidade da sua marca.
ABA LOJA
Após criar nove publicações com o Instagram, seus clientes e você poderão encontrar todos os produtos já publicados em uma nova aba que irá aparecer no perfil da sua marca.