Governador diz que vai reforçar prevenção nos locais ‘onde costuma ter incêndio’. Parque Nacional de Brasília queima pelo 2º dia; Brasília está tomada pela fumaça e aulas foram suspensas em 17 escolas públicas
Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (16) que os bombeiros terão as férias suspensas para combater as queimadas no Distrito Federal. A medida inclui os militares que estão cedidos para a Força Nacional.
“Vamos reforçar a prevenção com bombeiros indo aos locais que costumam ter incêndio e não apenas trabalhar quando o fogo já surgiu. Todos os bombeiros terão as férias suspensas, os bombeiros que estão cedidos, inclusive para a Força Nacional voltarão”, diz o governador Ibaneis Rocha.
Às 14h32 desta segunda, o Corpo de Bombeiros informou que 32 chamados de incêndios florestais estão sendo atendidos, em diversas regiões do DF. OParque Nacional de Brasília queima pelo segundo dia consecutivo.
Ibaneis Rocha disse nesta segunda, em rede social, que “há suspeitas que o incêndio [no Parque Nacional] tenha sido criminoso e a Secretaria de Segurança Pública está apurando”.
Brasília está tomada pela fumaça. As aulas foram suspensas em 16 escolas da rede pública.
Investigação
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio. A informação foi confirmada pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, à repórter Isabela Camargo, da GloboNews.
O presidente do órgão, Mauro Pires, afirmou que o fogo teve início de formal intencional, sinalizando que a causa do incêndio pode ter sido criminosa.
“Fica muito evidente que teve uma intencionalidade ao fazer esse incêndio. As unidades de conservação têm sido objeto de ação criminosa”, disse Pires.