O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, nesta segunda-feira (30/6), a Lei nº 7.717, que concede o uso de um terreno público à Fundação Athos Bulcão por 35 anos. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), marca um passo decisivo para a construção da sede própria da instituição, dedicada a preservar o legado do artista que ajudou a moldar a identidade visual de Brasília.
A área cedida, de 1.225 metros quadrados, está localizada no Setor de Divulgação Cultural (SDC), entre o Eixo Cultural Ibero-Americano e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Atualmente sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o espaço agora será transformado em um complexo culturalde múltiplos usos.
Um centro cultural para celebrar o modernismo brasileiro
O projeto arquitetônico da futura sede, assinado pelo renomado arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, prevê um edifício com teatro/auditório para 180 lugares, sala multiuso, galeria de arte, museu, loja e café. O destaque será uma cobertura ondulada com grande claraboia central, concebida para favorecer a iluminação natural, em sintonia com a estética modernista de Athos Bulcão.
A sede própria é uma demanda antiga da fundação, criada em 1992 e atualmente instalada em imóvel alugado na 510 Sul. Com a sanção da nova lei, a Fundação Athos Bulcão terá até cinco anos para concluir as obras, arcando integralmente com os custos de construção, licenças e tributos legais.
Homenagem no aniversário de Athos Bulcão
Para marcar a concessão do terreno, será realizada nesta quarta-feira (2/7) uma cerimônia simbólica de entrega no Foyer da Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro. A data coincide com o aniversário de nascimento de Athos Bulcão (1918–2008), pintor, escultor e desenhista que deixou sua marca em pelo menos 13 monumentos e edifícios icônicos da capital federal por meio de painéis em azulejos de grafismos geométricos.