Evento reúne autoridades, especialistas e representantes dos Três Poderes para discutir medidas de combate à criminalidade no Brasil
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou na manhã desta terça-feira (25/3) da abertura do Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, realizado em Brasília. O encontro, que segue até quarta-feira (26/3), é promovido pelo Partido Progressistas em parceria com a Fundação Francisco Dornelles e tem como objetivo discutir soluções integradas e efetivas para o enfrentamento à criminalidade no país.
O evento reúne representantes dos Três Poderes, especialistas, membros das forças de segurança e pesquisadores, com foco na formulação de políticas públicas voltadas à segurança em nível nacional.
Durante seu discurso, Ibaneis destacou a colaboração com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em discussões sobre segurança no âmbito do Fórum de Governadores. Segundo o governador, essas conversas resultaram na proposta de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa fortalecer a integração das forças de segurança pública.
“A proposta tem apoio unânime dos governadores porque compreendemos que o enfrentamento ao crime precisa ser coordenado, sem retirar a autonomia dos estados, mas dialogando com o governo federal. O crime, hoje, ultrapassa fronteiras e se torna transnacional”, afirmou Ibaneis.
O ministro Ricardo Lewandowski, por sua vez, elogiou as políticas de segurança adotadas pelo Governo do Distrito Federal e destacou a redução nos índices de criminalidade na capital. “Sou testemunha, enquanto ministro, do êxito das políticas do governador nessa área e da sensível diminuição da criminalidade no DF”, declarou.
Lewandowski também defendeu que o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018, seja transformado em um mecanismo com força constitucional. “Infelizmente, o Susp ainda carece de poder normativo suficiente para garantir a integração plena entre as forças de segurança de todo o país”, explicou o ministro.
O fórum continua com debates sobre inteligência policial, combate ao crime organizado, modernização das corporações e financiamento da segurança pública.