Iniciativa fortalece a cultura de autocuidado, ampliando o diagnóstico precoce de câncer e outras doenças crônicas para homens; Projeto será estendido a pacientes
Brasília, novembro de 2025 – Mesmo com os avanços na medicina e o acesso cada vez maior à informação, os homens continuam sendo as principais vítimas de condições que poderiam ser prevenidas com a mudança de hábitos e check-ups regulares. No Distrito Federal, o câncer já responde por 20% das mortes masculinas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), taxa que só perde para as doenças cardiovasculares. A baixa adesão aos cuidados preventivos faz com que, a cada ano, 45% dos novos casos de câncer registrados na capital ocorram em homens. Os tipos mais incidentes são: próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e fígado, todos com alto potencial de cura quando identificados precocemente.
Diante desse cenário, a Oncoclínicas&Co lançou no Distrito Federal o projeto “Saúde do Homem”, uma proposta inicialmente voltada a colaboradores e seus dependentes, com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce de câncer e outras doenças crônicas e promover a cultura do autocuidado masculino. O programa chega em um momento estratégico, durante o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata.
Coordenado por Igor Morbeck, oncologista da Oncoclínicas, em Brasília, a iniciativa começou como um projeto interno voltado a colaboradores e seus dependentes, com foco em homens acima de 40 anos, faixa etária em que aumentam os riscos para os principais tipos de câncer em homens. No primeiro mês, o programa registrou 61% de adesão dos colaboradores e dependentes.
Expansão e impacto social
Com os resultados positivos da fase inicial, o projeto entra agora em uma nova etapa de planejamento que prevê o atendimento a pacientes, familiares e comunidades em 2026. A meta é ampliar a iniciativa para outras regiões do Brasil. O programa incorpora ferramentas de prevenção, rastreamento, acompanhamento personalizado e educação em saúde, tornando o cuidado com a saúde parte da rotina. “Sabemos que muitos homens ainda adiam a ida ao médico e resistem aos cuidados preventivos. Isso reflete uma cultura que, por muito tempo, confundiu vulnerabilidade com fraqueza. Queremos ajudar a mudar essa percepção e mostrar que cuidar da saúde é um gesto simples, acessível e de extrema importância”, afirma Morbeck.
Mais do que uma campanha de conscientização, o projeto oferece uma linha de cuidado integral e completa, acompanhando o paciente desde a triagem, diagnóstico início do tratamento e reabilitação. A iniciativa inclui avaliação de risco com protocolos específicos, consultas com médico ponto focal, encaminhamento para equipes multidisciplinares e especialistas, acompanhamento de concierge e enfermeiros navegadores e realização de exames laboratoriais, de imagem e biópsias.
O programa entra em nova fase nos próximos meses, com atendimentos previstos em algumas das unidades da Oncoclínicas no Distrito Federal. “O Saúde do Homem vai além de exames e consultas: é uma oportunidade de transformar hábitos, fortalecer a saúde e tornar a prevenção parte da rotina. Esta segunda fase reforça nosso compromisso de levar cuidado integral a cada vez mais homens no Distrito Federal”, finaliza.
Cuidar de quem cuida: prevenção e apoio corporativo
Investir na saúde do colaborador deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade estratégica para as organizações. Além dos impactos na produtividade, o custo de tratar doenças em estágios avançados é muito maior do que investir em prevenção. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que depressão e ansiedade geram perdas de US$ 1 trilhão por ano na economia mundial. Por outro lado, a Harvard Business Review e a ABQV apontam que cada real investido em prevenção pode gerar até R$ 4 de retorno, com queda de absenteísmo, presenteísmo e gastos médicos.
Exames e check-ups regulares permitem identificar problemas de saúde antes que se agravem. O resultado pode ser visto na redução dos afastamentos prolongados, internações e tratamentos complexos, além do fortalecimento da cultura de cuidado contínuo. Programas como o “Saúde do Homem”, da Oncoclínicas, oferecem condições concretas para que os colaboradores cuidem da própria saúde, com orientação especializada e acesso facilitado a profissionais de saúde, demonstrando que investir em prevenção garante não apenas bem-estar, mas também produtividade, sustentabilidade da força de trabalho e competitividade da empresa a longo prazo.
Sobre a Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas&Co, um dos principais grupos dedicados ao tratamento do câncer no Brasil, oferece um modelo hiperespecializado e inovador voltado para toda a jornada oncológica do paciente. Presente em mais de 140 unidades em 47cidades brasileiras, a companhia reúne um corpo clínico formado por mais de 1.700 médicos especializados na linha de cuidado do paciente oncológico. Com a missão de democratizar o acesso à oncologia de excelência, realizou cerca de 693 mil tratamentos nos últimos 12 meses. Com foco em pesquisa, tecnologia e inovação, a Oncoclínicas segue padrões internacionais de alta qualidade, integrando clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade, potencializando o tratamento com medicina de precisão e genômica. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, e mantém iniciativas globais como a Boston Lighthouse Innovation (EUA) e a participação na MedSir (Espanha). Integra ainda o índice IDIVERSA da B3, reforçando seu compromisso com a diversidade. Com o objetivo de ampliar sua missão global de vencer o câncer, a Oncoclínicas chegou à Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando sua expertise oncológica para um novo continente. Saiba mais em: www.oncoclinicas.com.