Gustavo Rocha reforça comunicação da Casa Civil com contratação de ex-globais

Nova assessoria será chefiada pela jornalista Maria Fernanda Soares, que deixou a TV Globo após quase três décadas de carreira

O chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, oficializou a criação de uma nova estrutura de comunicação social da pasta. Para comandar a área, ele escolheu profissionais com trajetória consolidada no jornalismo televisivo — incluindo duas jornalistas que marcaram presença por anos na TV Globo.

Entre os nomes nomeados por decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), está o de Maria Fernanda Soares, conhecida como Mafê. Com quase 30 anos de experiência na televisão, Mafê trabalhou como repórter e apresentadora em diversas coberturas locais no DF e será responsável por chefiar a recém-criada assessoria de comunicação.

“Hoje me despeço da TV Globo com o coração cheio de gratidão. Um novo ciclo começa”, escreveu a jornalista nas redes sociais ao anunciar sua saída da emissora.

Maria Fernanda Soares

🧩 Reforço técnico e estratégico

Além de Mafê, a equipe contará com Minane Ribeiro, ex-editora do telejornal DF1, e Fernanda Makino, que atuou na BandNews e, recentemente, integrou a comunicação institucional do GDF por meio da Agência Brasília.

Minane Ribeiro

A movimentação marca uma tentativa da Casa Civil de profissionalizar ainda mais sua comunicação e ampliar o diálogo institucional com a imprensa e com a sociedade civil, diante da crescente relevância estratégica da comunicação pública no Distrito Federal.

O decreto de nomeações foi assinado pela governadora em exercício Celina Leão (PP), reforçando o apoio do Executivo local à nova estrutura.