Se quiser que o seu empreendimento cresça, um dos grandes aliados será o marketing. Fazê-lo de forma correta, porém, requer planejamento. Por isso, vamos mostrar o passo a passo de como montar plano de marketing para pequenas e médias empresas.
Antes de dar início ao guia completo de um planejamento estratégico de marketing, vamos à definição sobre o que é plano de marketing.
O QUE É E PARA QUE SERVE UM PLANO DE MARKETING?
Trata-se de um conjunto de ações de uma determinada empresa, com foco em um objetivo de marketing específico. Nada mais é que um recurso para tornar/manter o seu negócio competitivo.
O QUE É UM PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING?
Talvez você também já tenha se perguntado ou mesmo visto o conceito de planejamento estratégico de marketing. Ainda no campo da definição conceitual, podemos dizer que é o processo da equipe de marketing na definição da melhor estratégia — de acordo com as diretrizes da empresa.
Dito isso, vamos ao guia para ter um plano de marketing pronto.
PASSO A PASSO DE UM PLANO DE MARKETING
Comecemos por um modelo de planejamento que serve tanto para a estratégia tradicional como para um plano de marketing digital.
1. “CONHECE-TE A TI MESMO”
Esse aforismo do filósofo Sócrates vale bem para o início de um planejamento estratégico de marketing. Comece se perguntando: “Por que a minha empresa está no mercado?” e “Qual é o propósito do meu negócio?”.
2. DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO
Uma vez respondidas as perguntas anteriores, o próximo passo é definir o público que sua campanha irá atingir. Aqui, é preciso evitar um alvo genérico.
- Fique atento aos dados demográficos (idade, sexo, receita, localização geográfica);
- Observe o estilo de vida e os gostos dos seus potenciais clientes;
- Aposte em personas —perfis criados para simular o seu público-alvo com dados ficcionais. Você pode criar uma pessoa com nome, idade, profissão e nível de escolaridade, por exemplo.
3. ESTABELEÇA METAS
Não importa se você está construindo um plano de marketing digital ou qualquer outro modelo. Tenha metas e objetivos bem definidos para a sua campanha. Por exemplo, aumentar as vendas em um período específico (dois meses).
4. HORA DE DEFINIR AS ESTRATÉGIAS
Vale ressaltar que definir o seu plano de marketing é vital para o sucesso ou fracasso do seu planejamento estratégico.
Para melhor entendimento, vamos dividir a seção em dois tipos principais de marketing: o offline e o digital.
Modelo de plano de marketing tradicional:
- Anúncios de TV, rádio, jornais e revistas e outdoors;
- Flyers ou folders para panfletagem;
- Buscar revendedores para o seu produto ou mesmo criar parcerias para aumentar a distribuição;
- Organizar eventos com profissionais especializados da área da sua pequena ou média empresa.
Modelo de plano de marketing digital
- Presença digital relevante nas redes sociais que seu público-alvo mais frequenta;
- Apostar em marketing de conteúdo com o objetivo de gerar mais tráfego orgânico em seu site;
- Campanhas de mídia paga: anúncios (Facebook Ads e Instagram, por exemplo);
- Automatizar o marketing com o objetivo de sua pequena ou média empresa de se manter ativa na web;
- E-mail marketing — boa ferramenta para criar/manter contato com o cliente.
5. E QUANTO AO ORÇAMENTO?
Após o que foi exposto acima, você pode estar pensando que um bom modelo de plano de marketing pode ser oneroso. Mas é possível ajustar a tática certa à realidade da sua pequena ou média empresa.
Não caia na armadilha de apenas diminuir o orçamento de seu plano de marketing e, por consequência, acabar reduzindo a presença digital, por exemplo.
Para quem quer crescer, é possível lançar mão de empréstimos e financiamentos que podem ajudar a alavancar o seu negócio. No meio digital, por sua vez, há opções mais baratas com resultados consideráveis.
INVISTA EM CONHECIMENTO
Agora que você sabe um pouco mais sobre plano de marketing e seus tipos, tenha em mente que conhecimento é um importante aliado para a sua micro ou pequena empresa crescer.