Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF

Centro Urbano Tororó, no Jardim Botânico, será mais populoso que milhares de municípios brasileiros e terá foco em moradia, comércio e serviços

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja a criação de um novo setor habitacional que deve abrigar até 117 mil pessoas. Batizado de Centro Urbano Tororó, o projeto será implantado na região administrativa do Jardim Botânico, a cerca de 17 km da Esplanada dos Ministérios.

Com essa população estimada, o Centro Urbano Tororó será mais populoso do que 5,3 mil municípios brasileiros, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova cidade ultrapassará, por exemplo, Ribeirão Pires (SP), com 115.559 habitantes; Araxá (MG), com 111.691; e Campo Mourão (PR), com 99.432 moradores.

A localização estratégica do futuro centro urbano será próxima ao entroncamento da DF-001 com a DF-140, a cerca de 11 km da cabeceira da terceira ponte do Lago Sul. Com área de aproximadamente 785 hectares, o espaço será destinado não apenas à habitação, mas também a comércio, serviços, instituições públicas e infraestrutura urbana.

O projeto é liderado pela Terracap (Agência de Desenvolvimento do DF). Em outubro de 2024, a empresa realizou uma audiência pública para apresentar o planejamento do Centro Urbano Tororó a moradores, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos como compensações ambientais, impacto no trânsito, densidade populacional, mobilidade urbana e licenciamento ambiental. Após a audiência, as manifestações foram reunidas e encaminhadas ao Brasília Ambiental, órgão que atualmente conduz a análise técnica do projeto e aguarda complementações do estudo de impacto ambiental.

O Centro Urbano Tororó integra a política habitacional e de desenvolvimento urbano do GDF, que busca oferecer soluções para o crescimento populacional da capital, com foco em infraestrutura planejada e integração com o meio ambiente.