GDF: obras na via Estrutural garantirão 20 anos sem manutenção

Ao todo, serão substituídos 26 km de pavimento. Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões com recursos da Terracap e execução do DER-DF

A cabeleireira Marlene Mendes, de 38 anos, mora em Águas Claras e trabalha na Asa Norte. O caminho diário até o serviço costuma ser feito pela Estrada Parque Ceilândia (DF-095), mais conhecida como via Estrutural. E, por isso mesmo, ela está esperançosa com as obras em andamento no trecho. “Acho que vai melhorar para a gente (condutores), diminuir possíveis problemas nos automóveis e, consequentemente, diminuir engarrafamentos”, afirma.

“Essas obras são sempre boas para o motorista, principalmente para os trabalhadores que dependem das vias para ir e voltar do trabalho”, complementa Erick Barroso, morador de Taguatinga. 

As obras a que eles se referem são as de pavimentação de concreto na via Estrutural, que seguem para a etapa final na pista sul, no sentido Taguatinga-Plano Piloto. O trecho atende, diariamente, mais de 90 mil condutores e liga o Plano Piloto a regiões importantes como Ceilândia, Taguatinga e Águas Lindas de Goiás. 

Ao todo, serão substituídos 26 quilômetros de pavimento da via Estrutural, sendo 13 quilômetros na pista sul, que faz o sentido Taguatinga-Plano Piloto, e mais 13 quilômetros na pista norte, no sentido Plano Piloto-Taguatinga. Além disso, estão sendo criados desvios que ficarão como alternativas de vias para os moradores que trafegam por regiões como Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Vicente Pires. 

“Quando toda a obra estiver concluída, o benefício será muito grande, com maior fluidez no trânsito e conforto aos motoristas que por ali trafegam”, explica Izidio Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões com recursos da Terracap e execução do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Para agilizar a obra, os trabalhos ocorrem durante o dia e também no período noturno.

Nova estrutura 

A nova pavimentação é de concreto rígido, tecnologia que promete vida útil de, pelo menos, vinte anos – atualmente, a do pavimento de asfalto é de dez anos.

O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, pontua que esse prazo maior para manutenção da obra será um ganho. “A gente não vai precisar fazer obras de manutenção na via, o que atrapalha a fluidez no trânsito e o tempo de viagem das pessoas.” 

Além da maior durabilidade, a modernização da via garantirá mais segurança e proteção aos veículos, já que o material é aplicado para evitar buracos ou problemas que aumentem os riscos de acidentes. O pavimento ainda é mais amplo e claro, o que melhora a visibilidade para o motorista durante a noite. 

Para a mudança, o concreto foi colocado sobre o antigo pavimento de asfalto, que servirá de base para a estrutura. São 21 centímetros de material aplicados em cima da capa asfáltica para substituir o asfalto antigo. “É uma tecnologia bastante utilizada em outros lugares do mundo e a gente está trazendo para Brasília em uma via que é bastante importante, a Estrutural, e que não pode ficar tendo constantes interrupções”, ressalta o presidente do DER- DF.