Fórum estimula diálogo com jovens sobre uso de drogas

Evento organizado pela Sejus foca na prevenção ao uso de substâncias químicas em escolas

O I Fórum de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) nesta quarta-feira (13), discutiu a promoção da saúde e a preservação da vida de crianças e adolescentes.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, frisa que “as consequências da utilização dessas substâncias trazem malefícios para a vida do indivíduo. A curto ou a longo prazo, prejudicam o indivíduo no trânsito, no local de trabalho e no convívio familiar. A Sejus tem o papel de auxiliar nessa pauta da prevenção, que deve iniciar com crianças e adolescentes.”

O fórum inclui a temática do diálogo para prevenção ao uso de drogas e substâncias químicas. O evento foi organizado pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus, com apoio da Secretaria de Educação do DF para desenvolver ações conjuntas sobre o assunto para os estudantes da rede pública.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a relevância do tema de enfrentamento às drogas nas escolas. “Toda política pública tem que surgir também na escola. Se não trabalhamos esse tema com os estudantes, teremos sérios problemas no futuro. Essa discussão está no lugar certo e levaremos aos estudantes”, avalia.

Dados

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019 mostram que seis em cada 10 estudantes de escolas públicas e particulares haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia. O percentual de escolares entre 13 e 17 anos que já experimentaram bebida alcoólica é de 63,3%. Entre as questões levantadas pela pesquisa também estava o uso de bebidas alcoólicas pelos pais dos adolescentes. Mais da metade dos escolares de 13 a 17 anos (58,9%) respondeu que o pai, a mãe ou ambos consumiam esse tipo de produto.

Entre os destaques das palestras foram citados os danos causados pela nicotina (com cigarro comum e eletrônicos), que atinge especialmente o sistema cardiovascular das pessoas.