Edição de julho do projeto para adultos promovido pelo SESI Lab terá, ainda, pré-lançamento da linha Aldebaran, do artista Feco Hamburger, feita exclusivamente para a loja do museu
Renomado físico argentino radicado no Brasil com passagem na reitoria da Universidade de Campinas (Unicamp) e na vice-presidência da Sociedade Brasileira de Física, Marcelo Knobel desembarca em Brasília, na próxima quinta-feira (6/7), especialmente para participar da quarta edição do Night Lab, programação noturna promovida mensalmente pelo SESI Lab. A temática “Luz e Cor” será explorada com iluminação especial em todo o museu, show da Orquestra Vermelha com projeções inéditas no painel de led e oficinas educativas relacionadas ao tema.
A quarta edição do Night Lab será das 19h até meia noite e convidará o público a explorar os conceitos de luz, cor e sombra. Os ingressos já estão disponíveis na Sympla e são limitados. A entrada custa R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Cabe lembrar que a política de gratuidade está mantida, exceto para crianças, cuja entrada não será permitida.
A partir das 20h30, o espaço Experimento Lab será ocupado pela Conversa Poética sobre a ciência da Luz e da Cor, com Lucia Koch, Feco Hamburger e Marcelo Knobel, autor do livro “A Ilusão da Lua (Editora Contexto, 2021). “Acho essa iniciativa do SESI Lab incrível, e estou muito feliz em participar em uma atividade no que é hoje considerado um dos melhores espaços de divulgação científica do país. Vou aproveitar para explorar ideias subjacentes nos trabalhos dos artistas, e quem sabe, encantar um pouco os participantes com o fascínio da ciência”, destaca Knobel.
Também serão promovidas oficinas de construção de lava lamp (luminária decorativa característica da cultura nerd), de serigrafia fotoluminescente e de pintura com luz.
Criador da festa Santo Forte, o DJ Tutu Moraes também estará presente no Night Lab da próxima quinta-feira (6). Ele será responsável pela pista de dança, a partir das 22h, com uma série de ritmos brasileiros como carimbó, frevo, maxixe, gafieira a canções tropicalistas e marchinhas de carnaval, passando por todas as vertentes do samba, além de clássicos da MPB.
Uma orquestra sobre contradições
O projeto Orquestra Vermelha, inédito para o público brasiliense, foi criado em 2013 e, ao longo dos anos, se apresentou em diversos festivais e espaços culturais brasileiros. A Orquestra Vermelha é formada pelo músico Matheus Leston e uma banda de sombras de outros instrumentistas que não estão no palco.
Quatro telas de led exibem as silhuetas dos seis outros participantes em tamanho real, como se estivessem presentes. Leston entre esses vídeos ao mesmo tempo que toca com eles, também se transformando em uma sombra em frente a uma quinta tela.
Linha exclusiva com inspirações astronômicas
A partir de agosto, a loja conceito do SESI Lab será o único local no país a disponibilizar a linha Aldebaran, formada por xícaras, pires, canecas e travessas. A quarta edição do Night Lab marcará o pré-lançamento nacional da coleção assinada por Feco Hamburger e produzida pela Oxford, que já poderá ser reservada na lista de espera presencialmente na loja ou pelo e-mail atendimento@sesilab.com.br e no (61) 3686-4916 (whatsapp).
Para a linha exclusiva, Hamburger criou grafismos usando elementos mínimos: pontos e linhas. Um desenho liga pontos imaginário que, além da referência astronômica, aponta para a concepção de moléculas, sinapses ou mesmo de pontos de acupuntura. “Desenvolver uma linha de produtos exclusivos para a loja do SESI Lab foi um processo desafiador e prazeroso. Baseado inicialmente na noção astronômica de asterismo: um padrão ou desenho reconhecível formado por pontos no espaço, que podem corresponder a uma constelação ou reunir outros corpos celestes”, explica Hamburger.
Algumas obras do artista compõem a exposição de longa duração do SESI Lab desde a inauguração do museu. Na galeria Fenômenos no Mundo estão expostos 11 trabalhos que abarcam um período de 15 anos de produção de Feco, sendo duas esculturas (Quase meia noite Mintaka e Hamal) e nove fotografias: Ampulheta I e III, Em torno do Mar Morto III, Iridescência 1, Miscibile, Dancing Body e Modo Manual, Alho e Xingu Áries.
“As obras têm em comum um caráter experimental, explorando paisagens e fenômenos em forte diálogo com a ciência e a ficção, numa espécie de documento e sonho de mundo”, ressalta.
Outra artista confirmada para esta edição e que tem obra exposta no SESI Lab é a escultora e fotógrafa Lúcia Koch. Desde meados dos anos 1990, Lúcia trabalha com intervenções em espaços expositivos explorando a incidência e a percepção da luz e os fenômenos daí resultantes: cores, nuances, sombras, refração, projeção. Em suas obras, a luz deve ser entendida como elemento que interfere na percepção e interação do homem com o ambiente. No museu 100% interativo, a artista assina o painel cromático “Brasília RGB”, na galeria Aprender Fazendo.
Com ineditismo nacional
Desde abril, o museu 100% interativo, com um formato inovador em todo o país, tem sido cenário de uma experiência única. Uma programação noturna com um mote bem definido: aproximar pessoas com mais de 18 anos do mundo fantástico da ciência, tecnologia e da arte. “O SESI Lab contempla diferentes faixas etárias com abordagens diferenciadas para cada segmento. E o Night Lab foi pensado com objetivo de oferecer a oportunidade de adultos desfrutarem de todas as exposições e experimentos do museu, em um contexto ainda mais atrativo, em clima de celebração”, explica o diretor de operações do SESI, Paulo Mól.
A dinâmica é a seguinte: toda primeira quinta-feira do mês a programação de visitas do SESI Lab ocorrerá normalmente, das 9h às 18h. A partir deste horário o museu é fechado para organização das atividades noturnas e reabre às 19h somente para pessoas com mais de 18 anos, e fica aberto até meia noite.
A cada edição, o projeto contará com performances, shows, oficinas temáticas e experiências de mixologia molecular (com preparação de drinks alcoólicos e não alcoólicos dentro das galerias e exploração de temas de química). O café SESI Lab fica aberto durante todo o evento, e também haverá foodtrucks posicionados em frente ao museu como opção de alimentação.
Durante o Night Lab as apresentações musicais serão realizadas dentro do museu, o que não ocorre em dias normais.
Inspiração de renome vinda direto de San Francisco
A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab será a primeira experiência nessa linha realizada no Brasil. “Mais um marco para o SESI Lab como pioneiro no estímulo à apresentação de conteúdos relacionados à abordagem STEAM, promovendo também o debate sobre temas de interesse do público, sempre escolhidos de forma contextualizada e com olhares múltiplos”, ressalta a gerente-executiva de Cultura do SESI Lab, Claudia Ramalho.
Do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, o modelo prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho. A metodologia surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, após ser constatado o desinteresse de alunos pelas ciências exatas.
>> PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NIGHT LAB – “LUZ E COR”
HALL
Apresentações musicais
20h30-21h30 – Show Orquestra Vermelha, com Matheus Leston
22h-24h – Dj Tutu Moraes
EXPERIMENTO LAB
20h30 às 21h30: Conversa Poética sobre a ciência da Luz e da Cor, com Lucia Koch, Feco Hamburger e Marcelo Knobel
Oficinas e Atividades Educativas
ESPAÇO MAKER
19h30 às 21h30: Lava Lamp
Construção de luminária decorativa característica da cultura nerd, do circuito às misturas coloridas.
ESPAÇO BIOMAKER
19h30 às 21h30: Serigrafia fotoluminescente
Criação e gravação de telas de serigrafia com emulsão fotossensível, objetivando a criação de estampas, a serem impressas em papel, que o/a visitante poderá levar ao final.
FENÔMENOS NO MUNDO SUL
19h30 às 21h30: Light Painting: Pintar com a luz
Pintura com a luz é um dos tipos mais peculiares e marcantes de fotografia, apesar de ser uma técnica que vem sendo utilizada há bastante tempo. Esta técnica consiste em desenhar com a luz criando linhas, formas ou qualquer coisa que você possa pensar, usando o ar como moldura e fotografando em longa exposição. Estes traços de luz são capturados pelo sensor da câmera que os “grava” na fotografia final.
>> SERVIÇO
SESI Lab: arte, cultura, ciência e tecnologia
Onde fica: Setor Cultural Sul – Brasília, DF.
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br