Com uma exposição gratuita no Museu de Arte de Brasília, o Brasília Photo Show, inicia a celebração dos 10 anos conectando fotógrafos de todo o mundo
O Brasília Photo Show (BPS), maior festival de fotografia da América Latina, anunciará os grandes vencedores de sua 10ª edição em um evento virtual transmitido pelo canal BPS Channel no YouTube, no dia 8 de fevereiro de 2025, às 10h. Ao todo, foram mais de 12 mil fotos inscritas, das quais cerca de 10 mil foram aprovadas na primeira fase e, dentre elas, 400 fotografias serão premiadas. Nesta edição, o Brasília Photo Show apresentou 20 diferentes categorias, abordando temas como pets, esportes, paisagens, natureza, mobilidade sobre trilhos e uma categoria especial dedicada a Brasília.

Após a premiação, as obras vencedores da 10ª edição do BPS poderão ser conferidas no livro oficial do Brasília Photo Show, no site do festival e no Museu de Artes de Brasília (MAB) entre os dias 8 de fevereiro e 31 de maio. Como novidade, os 1500 semifinalistas também poderão incluir suas fotos no livro de forma personalizada por meio de uma pré-venda, com um espaço de destaque nas primeiras páginas, junto com os estatuetas – maior premiação do evento.

No MAB, em um evento totalmente gratuito, o público terá a oportunidade de conhecer as 400 fotos premiadas e também um grande painel com 40 imagens de destaque registradas por jovens fotógrafos menores de 18 anos, além de um painel eletrônico exibindo as 1.500 fotos semifinalistas que quase chegaram à final. A “Cidade da Fotografia” no MAB contará também com um museu da fotografia apresentando equipamentos analógicos antigos, dezenas de oficinas educativas promovidas pelo MAB Educativo e dez exposições convidadas.
A exposição, que combina tradição e inovação, traz uma programação diversificada, gratuita e para todas as idades, incluindo palestras, rodas de conversa e oficinas práticas. Uma oportunidade única para toda famílias e amigos mergulharem na arte e na cultura, além de explorarem o fascinante universo da fotografia.
Além da abertura da exposição e das atividades no MAB, o festival contará com um evento presencial de 3 a 6 de abril. A cerimônia oficial de premiação ocorrerá no dia 5 de abril no Clube de Engenharia em Brasília, com a entrega dos prêmios, certificados e o lançamento do livro da edição. Este evento presencial será uma celebração aos vencedores, proporcionando um ambiente inspirador de networking e troca de experiências. O BPS vai além de um concurso; é um movimento cultural que democratiza a fotografia, revela talentos e conecta pessoas ao redor do mundo.
Sobre o Brasília Photo Show
Desde sua criação, em 2015, o Brasília Photo Show se tornou referência em fotografia na América Latina. Com mais de 120 mil inscrições ao longo de suas edições, o festival é inclusivo e democrático, permitindo a participação de fotógrafos profissionais e amadores, com fotos capturadas por câmeras digitais e analógicas, drones e celulares. Ao longo de sua trajetória, o BPS já premiou mais de 4.000 fotógrafos, realizou mais de 100 exposições fotográficas pelo Brasil e produziu dez livros com imagens vencedoras.
Serviço:
O que: Brasília Photo Show faz evento virtual para revelar os vencedores dia 8/02 às 10h, no Link – Bps Channel no YouTube e Abertura da exposição gratuita no MAB entre os dias 8 de fevereiro e 31 de maio.
Evento de premiação virtual: 08 de fevereiro de 2025 no Bps Channel no YouTube
Local da exposição: Museu de Arte de Brasília (MAB) – Setor de Hoteis e Turismo Norte – SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05 (ao lado da Concha Acústica). Abertura será dia 8/2 a partir das 13h
Público alvo: Evento gratuito voltado para toda a família
Destaques da exposição: durante os quatro meses no MAB, o público poderá conferir:
Exposição das 400 fotos premiadas;
Mostra das 40 melhores fotos de novos talentos;
Museu da Fotografia, com exibição de equipamentos antigos;
Painel eletrônico com as 1.500 fotos semifinalistas;
Oficinas educativas voltadas para crianças e adolescentes ;
Palestras e rodas de conversa abertas ao público;
Exposições convidadas temporárias;