Faltam vacinas contra Covid-19 para imunização de crianças no DF

Segundo subsecretário de Vigilância em Saúde, Brasília está sem CoronaVac, usada nesses casos. ‘Só este mês nós já pedimos umas quatro vezes, por ofício, essas vacinas e o Ministério da Saúde pede para aguardar tratativas de aquisição e distribuição’, diz Divino Valero.

Na semana em que a taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal chegou a 1,25, na terça-feira (8), Brasília enfrenta dificuldades para vacinar a população porque faltam imunizantes. Segundo a Secretaria de Saúde, não há doses de CoronaVac, usada em crianças e também como reforço para adultos (saiba mais abaixo).

Em entrevista à TV Globo, nesta quarta-feira (9), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, disse que a pasta tem solicitado, “insistentemente” ao Ministério da Saúde uma nova remessa de vacinas.

“Só este mês nós já pedimos umas quatro vezes, por ofício, essas vacinas. Pedimos também o reforço de 50 mil doses a mais, e o Ministério da Saúde nos informou que nós devemos aguardar, que ele está nessas tratativas de aquisição e distribuição. Então, nós não temos como atender neste momento, por falta da dose”, diz o subsecretário.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão para o envio dessas remessas.

Sobre a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19, que no momento está disponível no Distrito Federal apenas para quem tem mais de 40 anos, o subsecretário diz que a Secretaria de Saúde não tem como oferecer o imunizantes para outras faixas etárias, por recomendação do Ministério.

“Eles emitiram um documento recomendando que não se baixasse [a idade]. Mesmo assim, em um esforço pessoal do estado, o GDF ainda adiantou e vacinou até os 35 anos, e o Ministério da Saúde, mais uma vez, nos notificou recomendando não dar continuidade a essa vacina,” diz Divino Valério.