A 32ª edição da São Paulo Restaurant Week, por exemplo, irá agitar mais de 150 restaurantes da capital paulista e mais de 200 mil pessoas
Com o número de eventos em alta – muito devido ao boom dos festivais gastronômicos e musicais nos últimos anos – a previsão de faturamento do setor para 2024, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), é de 75 bilhões de reais. Essa projeção total está diretamente relacionada a apenas três segmentos: esportes, música e gastronomia – cada um representando um terço do montante, ou seja R$25 bilhões.
Criado em Nova York e trazido para o país há 17 anos pelo idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, o objetivo do festival, que oferece menus completos (com entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00 em diferentes restaurantes, é gerar acesso aos amantes da boa gastronomia e movimentar o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Durante o evento – atualmente presente em mais de 20 cidades brasileiras e com edições de um mês de duração – os estabelecimentos oferecem um menu especial, temático e com harmonizações diferenciadas para levar experiências incríveis aos clientes.
Com duas edições por ano na capital paulista, a última São Paulo Restaurant Week, realizada no segundo semestre de 2023, reuniu 210 restaurantes e impactou 272.160 pessoas. “Foram vendidos 209.790 menus durante um mês. Isso rendeu mais de R$24 milhões de faturamento”, explica Fernando Reis. Já a 30ª edição – há um ano – impactou 318.262 pessoas e gerou um faturamento de mais de R$28 milhões com a venda de 238.607 menus.
“Nossas vendas aumentam em 20% durante a São Paulo Restaurant Week. Além disso, temos clientes que conheceram o restaurante a partir do festival e viraram cativos; e isso agrega muito para a gente. Então, para os estabelecimentos participantes vale muito a pena. Mas, é importante se programar direitinho para que não haja falhas durante esse período de aumento do movimento. Ou seja, é imprescindível ter disponível tudo o que está sendo oferecido no cardápio, por exemplo”, conta o sócio-proprietário do Marialva Cozinha Portuguesa, Luciano Rodrigues, que já participa há 3 anos da iniciativa.
A iniciativa abrange diversas especialidades gastronômicas, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, argentina, mexicana, mediterrânea e japonesa, até os pratos autorais. “O intuito é democratizar a boa gastronomia. Então, esta é uma oportunidade de degustar pratos autênticos e culturais naquele restaurante renomado que você sempre teve vontade de conhecer, e a um valor fixo. E para o restaurante é uma ótima oportunidade de divulgar o seu estabelecimento e faturar com o aumento das vendas ”, finaliza Fernando.
Ação social
Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também tem como um dos seus objetivos a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. Na edição passada, por exemplo, os restaurantes que mais arrecadaram foram Camarões, Paellas Pepe e La Piadina. Saiba mais sobre o projeto em: chefaprendiz.com.br/sprw-doacao
32ª edição
A próxima São Paulo Restaurant Week acontece de 19 de abril a 19 de maio. Para garantir as melhores experiências, o festival conta com quatro categorias de menus no almoço e/ou jantar:
Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.
Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar.
Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.
Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.