Estratégia de marketing: entre o digital e o tradicional

Uma estratégia de marketing bem-sucedida pode ser fundamental para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Atualmente, com a consolidação das redes sociais, pode parecer que o caminho mais viável seja apostar no marketing digital, ao invés do tradicional. Mas não é bem assim. Os meios offline, como televisão, jornais e rádios, por exemplo, ainda têm o seu valor. 

ESTRATÉGIA DE MARKETING: MARKETING TRADICIONAL VS MARKETING DIGITAL

Antes de tudo, porém, vamos falar sobre as diferenças entre o marketing digital e tradicional, com o objetivo de entender qual é a melhor estratégia a ser adotada.

MARKETING TRADICIONAL

Não deve ser confundido com mera publicidade. É toda a divulgação em mídias offline, conforme citado anteriormente. Uma propaganda em um horário nobre da televisão ou um outdoor são alguns exemplos.

Mulher segurando um panfleto com uma estratégia de marketing tradicional

Por lidar com veículos de audiência considerável, o marketing tradicional tem seu valor:

  • Pode atingir um grande público, já que o alcance é maior. Assim, também pode chegar pessoas mais velhas, não costumam ter tanta vivência com as mídias digitais;
  • Se o alcance for maior, a visibilidade também será;
  • Permite gastar mais tempo no planejamento.

É um equívoco também considerar que se trata de uma estratégia de marketing apenas acessível para empresas de grande porte. Pequenas e médias empresas também podem, com um planejamento eficaz, usar os meios tradicionais de divulgação. Para isso, defina um nicho como alvo: um jornal de bairro ou uma rádio comunitária podem ter um custo menor, mas são mais certeiros. Invista em materiais impressos, como flyers e banners — além de brindes —, como forma de promover a marca e fidelizar o cliente.

MARKETING DIGITAL

estratégia de marketing em plataformas digitais é feita em ambiente online, como sites, blogs, redes sociais, celulares etc.). Uma grande diferença em relação ao marketing tradicional é que o custo pode ser bem inferior e se tornar acessível para qualquer empresa. Alguns exemplos são postagens em redes sociais, E-mail marketing, Publicidade em sites e SMS marketing.

Mulher concentrada pensado em sua estratégia de marketing digital. Ela está anotando algo
Being busy at home on quarantine

Outra grande diferença bem perceptível está na interação com o público. Se no marketing tradicional o processo de comunicação é praticamente unilateral, no marketing tradicional a interação com o público ganha destaque. Assim, torna-se mais dinâmico que os canais offline.

Além disso, a estratégia de marketing digital também tem as seguintes características:

  • Permite maior segmentação: é possível direcionar a estratégia para um público-alvo bem específico;
  • É mais adaptável ao longo do processo, o que evita a perda de dinheiro caso não funcione;
  • Como a web está presente em todo lugar, o alcance pode ser bem maior;
  • Os resultados podem ser bem mais ágeis que os do marketing tradicional;
  • É possível mensurar os resultados em tempo real;
  • Por fim, há ainda o potencial de viralizar uma determinada campanha, o que aumenta a exposição da marca.

EM QUAL APOSTAR?

Diante de tudo que foi exposto, planeje uma estratégia de marketing 360 graus — combinando o marketing tradicional com o digital. Isso fará com que sua empresa tenha mais chances de cair no gosto do público e crescer em credibilidade.

Tudo isso, no entanto, deve ser feito com um planejamento bem elaborado. Para tanto, conheça bem o seu consumidor e quais meios serão melhores para alcançá-lo. Cada vez mais, essa integração se torna uma estratégia de marketing bem-sucedida no mercado.

E claro, para ter ainda mais assertividade em sua estratégia, não deixe de acompanhar os conteúdos sobre marketing e vendas do Terra Empresas.

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