Sessão solene e evento ocorrem no dia 29 de abril e celebram os 150 anos do veículo
Como parte das celebrações pelos 150 anos do jornal, o Estadão será homenageado em uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, marcada para o dia 29 de abril, às 10h. A cerimônia será oferecida pela senadora Mara Gabrilli e pelo deputado federal Baleia Rossi, e será presidida pelo presidente do Senado, David Alcolumbre. O ato solene reconhece a trajetória do Estadão e sua contribuição histórica na defesa da democracia e da liberdade de imprensa no Brasil. A homenagem reunirá autoridades, parlamentares e representantes do setor de comunicação para ressaltar a importância de uma imprensa livre, plural e independente no país.
No período da tarde, das 14h30 às 18h15, o Estadão realizará o ‘Fórum Liberdade de Expressão – 150 anos em defesa da liberdade e da democracia’ no B Hotel Brasília, reunindo juristas, acadêmicos, jornalistas e autoridades. Com transmissão ao vivo pelo Portal Estadão e redes sociais, o evento será um espaço de discussão sobre os desafios e regulamentações que envolvem esse direito fundamental.
A palestra magna será conduzida pelo ministro Edson Fachin, e o evento reunirá palestrantes de destaque como vice-presidente e conselheira geral adjunta do jornal The New York Times, Dana Green, além de nomes como Afranio Neto, Bia Barbosa, Eugênio Bucci, Marcelo Godoy, Orlando Silva, Paulo José Lara, Pedro Henrique Ramos, Pierpaolo Bottini e Sebastião Ventura. O fórum terá como foco temas essenciais para o presente e o futuro da liberdade de imprensa, entre eles as garantias constitucionais, a regulação do discurso e o impacto das Big Techs no ambiente democrático.
O primeiro painel, “Liberdade de Expressão em Essência”, irá abordar a origem histórica dessa conquista da civilização e sobre como ela garantiu aos cidadãos comuns o direito de questionar a autoridade do Estado. Em debate, os limites e como os ataques contra a liberdade de expressão pavimentam o caminho para o autoritarismo.
Na sequência, o painel “Imprensa Livre” promoverá reflexões sobre como a ideia da liberdade de imprensa chegou ao Brasil, como se propagou em terreno hostil desde os tempos do Império e se firmou, apesar da ameaça constante dos governantes republicanos. Passado, presente e futuro se encontram nos debates sobre o livre exercício da atividade jornalística no País.
E, por último, o tema “Redes Sociais e o Direito à Livre Manifestação”, que irá aprofundar o debate sobre os limites do Estado e até onde vai a autonomia das big techs em um ambiente transnacional. O silenciamento, a exclusão e a censura prévia são alguns dos pontos centrais deste debate.
A programação será encerrada com um coquetel para os convidados. O evento faz parte de uma série de iniciativas do Estadão ao longo de 2025 para reforçar a importância da liberdade de expressão e do jornalismo independente na construção de sociedades democráticas. A cobertura completa estará disponível no hub: Link.
Serviço:
Evento: Estadão ‘Fórum Liberdade de Expressão – 150 anos em defesa da liberdade e da democracia’
Data: 29 de abril de 2025
Horário: das 14h30 às 18h15
Local: B Hotel Brasília (SHN Q 5 Bloco J Lote L – Asa Norte, Brasília/DF)
Inscrições gratuitas e programação no [LINK]
