Épocas com baixa umidade do ar podem agravar doenças respiratórias, de pele e até provocar sangramento nasal
Agosto e setembro costumam ser meses caracterizados pelo período de seca no Distrito Federal. Este ano, por exemplo, a umidade relativa do ar chegou aos 10%, marca bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Sendo que a entidade já estabelece situação de alerta quando o índice se encontra abaixo de 30%. Isso porque pode agravar problemas respiratórios, de pele e até provocar sangramento nasal.
Selecionamos algumas dicas defendidas por especialistas de Saúde para te ajudar a driblar os sintomas deste período de seca na capital federal:
Aumente o consumo de água
Independente da época do ano, a hidratação é fator fundamental para a saúde do corpo humano, que é composto por 70% de água. Porém, ela se torna ainda mais importante em épocas de seca e de baixa umidade do ar.
Os médicos recomendam a ingestão de 30 a 35 ml de água por quilo do indivíduo. Ou seja, uma pessoa com 70 kg deve consumir, em média, 2,5 litros de água por dia. Nas épocas de seca, esse consumo deve ser ainda maior.
O consumo de água beneficia o corpo em muitas situações e exerce várias funções, entre elas:
- Regula a temperatura corporal.
- Ajuda no metabolismo.
- Elimina toxinas.
- Contribui para o funcionamento dos órgãos.
- Transporta nutrientes pelo organismo.
Sucos naturais e água de coco também contribuem na reposição de líquidos e sais minerais do corpo, e são uma ótima opção para substituir as bebidas industrializadas. Frutas como melancia e laranja são recomendadas, já que contêm bastante água nas composições.
Cuidado com os exercícios físicos
No período de seca, é importante adaptar os exercícios físicos. Principalmente as corridas ao ar livre, que se tornam mais difíceis de serem cumpridas. Dificuldade de respirar e ardência nos olhos são sintomas que podem aparecer durante a atividade.
Especialistas recomendam que as atividades sejam feitas em horários com menos Sol, ou seja, antes das 10h e depois das 16h.
Além de um maior consumo de água, uma opção é fazer o uso de isotônicos, que repõem os eletrólitos (fluidos perdidos no suor) e oferecem nutrientes e minerais que dão energia para a corrida.
Em casos de exercícios ao ar livre, é importante reforçar ainda mais o uso de cremes hidratantes no corpo e no rosto, além do protetor solar. Já as corridas, intercalá-las com caminhadas pode ajudar na recuperação do fôlego.
Umidifique os ambientes
Nas épocas de umidade baixa, o climatizador é um grande aliado para diminuir doenças respiratórias, problemas de pele e até sangramento nasal – esses sintomas são comuns durante o período de seca. O aparelho resfria e umidifica o ar dos ambientes, além de ser uma alternativa para quem tem problemas alérgicos, já que auxilia no combate a impurezas como mofo e pelos de animais.
Caso não saiba onde encontrar climatizadores de marcas respeitadas do mercado, as lojas do Grupo Fujioka oferecem várias possibilidades do equipamento. Algumas delas, inclusive, contam com reservatório de água, que pode receber pedras de gelo. Por ser portátil, o aparelho não necessita de grandes investimentos ou obras de instalação.
As unidades do Fujioka também tem opções para quem não abre mão do tradicional ar-condicionado.