A cada 100 mil habitantes no DF, 21 têm doutorado, destaca estudo “Brasil: Mestres e Doutores 2024”. Nos Estados Unidos são 21,9 doutores para cada 100 mil habitantes
No Distrito Federal, a proporção é de 21 doutores para cada 100 mil habitantes, uma figura comparável aos Estados Unidos, que registram 21,9 doutores para o mesmo número de habitantes.
Os dados são provenientes do estudo “Brasil: Mestres e Doutores 2024”, elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
No Brasil, a média é de 10,2 doutores para cada 100 mil habitantes. Embora outros estados possuam um número absoluto maior de mestres e doutores do que o DF, há fatores que aumentam as titulações na capital federal, de acordo com o estudo: a concentração de instituições de ensino superior e de pesquisa, a presença de órgãos governamentais e agências reguladoras, bem como a oferta de oportunidades de emprego em áreas que exigem alto nível de qualificação acadêmica.
- Densidade populacional menor
- Média salarial maior
- Grande volume de pessoas altamente qualificadas atuando em todas as esferas governamentais na capital