GDF tira “ótimo” (85,1/100), supera média nacional e avança em transparência de emendas parlamentares
Foto de abertura: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal obteve 85,1 pontos no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025 da Transparência Internacional — Brasil, nota classificada como “ótimo” e que coloca o DF entre os cinco melhores do país. Além do desempenho geral, o DF figura — ao lado de Acre e Minas Gerais — no seleto grupo que oferece transparência plena sobre emendas parlamentares, prática considerada essencial para controle social.
Durante o lançamento do Cartão Uniforme Escolar, o governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou o resultado e associou o avanço a mecanismos de controle e digitalização de programas sociais operados pelo BRB: “Onde tem transparência, a gente evita a corrupção”. Segundo ele, o modelo permite rastreio imediato de operações, integração com a Secretaria de Economia e redução de fraudes.
Para o controlador-geral do DF, Daniel Lima, o desempenho reflete “prática diária que envolve tecnologia, compromisso e respeito ao cidadão”. Já a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz, destacou que o ITGP avalia 100+ critérios e que a pontuação do DF supera a média nacional (69,8), sinalizando boas práticas de governança em integridade, participação social e combate à corrupção.