Umidade relativa do ar ficou em 15% nesta segunda-feira (13) e calor deve continuar pelo menos até sexta (17). Por outro lado, algumas regiões de Brasília registraram ‘chuvas isoladas’.
O Distrito Federal bateu recorde de dia mais quente do ano nesta segunda-feira (13). A temperatura máxima chegou a 37,2ºC e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o dia mais quente registrado em novembro na história de Brasília.
A umidade relativa do ar caiu a 15%, durante a tarde, na região de Águas Emendadas, em Planaltina. Por outro lado, alguns locais registraram pancadas de chuva (saiba mais abaixo).
Até esta segunda-feira, o dia mais quente de 2023 no DF havia sido em 24 de setembro, quando os termômetros marcaram 36,7°C, no Gama. A previsão é de que o calor continue, pelo menos, até sexta-feira (17).
O Inmet emitiu um alerta vermelho, quando a temperatura pode exceder 5 °C a média por um período maior que 5 dias. O alerta dura até sexta-feira (17).
‘Chuvas isoladas’
Apesar do calorão, algumas regiões do Distrito Federal registraram chuva nesta tarde. O Inmet explica que “em função do forte aquecimento, algumas áreas de instabilidade se formaram no DF, o que provocou chuvas mais isoladas”.
Até a publicação desta reportagem, havia chovido nas seguintes regiões:
- 🌧️Asa Sul
- 🌧️Ceilândia
- 🌧️Samambaia
- 🌧️Recanto das Emas
Nestes dias quentes e secos, o corpo precisa de muitos cuidados. Veja como cuidados necessários durante essa época do ano: