Compra do Banco Master: Ibaneis reforça pedido para exclusão de precatórios da operação

Em Dubai, governador do DF afirma que orientou o BRB a buscar segurança na aquisição e evitar ativos de alto risco

DUBAI, EMIRADOS ÁRABES — O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou nesta segunda-feira (14) que solicitou ao Banco de Brasília (BRB) que excluísse precatórios da negociação envolvendo a compra do Banco Master, atualmente em análise pelo Banco Central (BC).

A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Brazil Emirates Conference, evento realizado em Dubai pelo grupo empresarial Lide, fundado por João Doria. Segundo o governador, a orientação ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi no sentido de garantir baixa exposição ao risco e foco em novas oportunidades de negócios.

“A única coisa que pedi ao presidente do BRB foi que fizesse um encaminhamento com segurança e trouxesse novas oportunidades de negócio. Como sabemos, no mercado, há alguns ativos como precatórios e empresas. Mas pedi ao Paulo para deixar essa fatia do Master de fora. E isso aconteceu. A operação, hoje, tem muito pouco risco para o Banco de Brasília”, afirmou.


Avaliação técnica e cautela institucional

Ibaneis classificou a aquisição como uma operação complexa, que depende da análise criteriosa do Banco Central. O governador elogiou a condução do processo pelo presidente da autarquia federal, Gabriel Galípolo, e indicou que as discussões vêm sendo feitas com responsabilidade entre os principais atores do setor bancário.

“[O presidente do BC] Galípolo já fez, acho que duas reuniões com os grandes bancos, para trazer essa discussão com base naquele fundo garantidor. Então, eu acho que essa operação vai terminar se aperfeiçoando num prazo talvez muito curto”, afirmou Ibaneis.


Compromisso com inovação e sustentabilidade

Durante o evento em Dubai, Ibaneis também participou como palestrante, apresentando iniciativas em energias renováveis e sustentabilidade que vêm sendo adotadas no Distrito Federal. A missão internacional inclui ainda agendas com fundos de investimento e gestores financeiros em Abu Dhabi, previstas para esta terça-feira (15).

O governador retorna a Brasília nesta quarta-feira (16/4).