Diversos fatores podem estar no caminho da aprendizagem das crianças, como uma rotina desequilibrada e a falta de confiança. Por isso, o envolvimento dos pais é tão importante. Aqui, reunimos os principais erros ao incentivar os pequenos nos estudos. Confira!
Muita coisa está em jogo quando falamos sobre o desempenho escolar das crianças. Uma nota baixa em uma prova ou a dificuldade de aprender um tópico novo podem ser sinais de uma rotina desequilibrada, desorganização e até falta de autoconfiança. Se o seu filho não se sente capaz e motivado, o processo pode ficar ainda mais difícil.
Segundo pedagogos, o papel dos pais é incentivar os pequenos no estudo em casa e estar o mais presente possível na rotina. A criança precisa se sentir acolhida para saber como solucionar as pendências. O exemplo dos pais é o melhor ensinamento. Com isso, sente-se motivada e preparada para seguir.
Por caminhos mais eficientes
Os principais erros ao incentivar as crianças nos estudos:
1. Elogiar somente o resultado e não reconhecer os esforços diários;
2. Identificar mais defeitos do que qualidades;
3. Comparar os resultados do filho com o de outras crianças;
4. Barganhar a todo momento, condicionando o estudo a algum tipo de benefício;
5. Dizer ao filho que sua única obrigação é estudar, em vez de dar outras responsabilidades na casa, como arrumar os brinquedos e ajudar no preparo da refeição;
6. Não acompanhar o desempenho escolar durante o ano e só cobrar o resultado da prova;
7. Não manter uma comunicação frequente com os professores e a escola
O papel da atividade física no desempenho escolar
Crianças que praticam atividades físicas têm mais probabilidade de ter um maior autocontrole, sugere um estudo publicado na revista PLoS One. Isso pode, por sua vez, afetar o desempenho acadêmico, como explica um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
A pesquisa observou que o padrão de atividade física influencia indiretamente o progresso na escola e aumenta o autocontrole, e foi particularmente notado entre as crianças desfavorecidas. Isso pode ser, em parte, porque as crianças menos favorecidas geralmente têm menos oportunidades de participar de recreação e esportes organizados e, portanto, experimentam maiores benefícios quando o fazem, de acordo com os autores.
As atividades que influenciam o controle emocional, como jogos que envolvem cooperação, podem ser particularmente importantes durante a primeira infância, indica a pesquisa. Os autores sugerem que as escolas poderiam construir vínculos com clubes esportivos para criar programas direcionados para crianças que vivam desvantagens precoces.
Até mesmo dar às crianças oportunidades menos estruturadas para correr ao ar livre pode ser de real importância para o desenvolvimento. Nós realmente precisamos garantir que a atividade física não se torne uma área que as escolas sintam que podem sacrificar legitimamente para aumentar o desempenho acadêmico. Tem um papel crucial a desempenhar.