O evento aconteceu na fazenda de propriedade da São Mateus Agropecuária, a grande vencedora do Prêmio Internacional Ernesto Illy de 2023
O Clube illy do Café promoveu um encontro exclusivo na fazenda da São Mateus Agropecuária, a grande vencedora do Prêmio Internacional Ernesto Illy de 2023, no último dia 26 de março. Todos os convidados foram recepcionados por executivos da illycaffè, da Experimental Agrícola do Brasil e por José Eduardo Dominicale, CEO do Grupo BMG, que aproveitou a oportunidade para apresentar a fazenda cujo café foi considerado o melhor do mundo durante a última premiação internacional da illy.
Localizada em Varjão de Minas (MG), a fazenda é reconhecida pela busca constante da excelência e da cafeicultura regenerativa certificada pela regenagri®. Com a adoção de boas práticas agrícolas, investimento em pesquisas, inovação de processos e tecnologia, há 15 anos a fazenda passou por uma transição para a produção de cafés especiais, sempre focando nos pilares da sustentabilidade, visando manter os solos vivos e a saudabilidade de todo o ecossistema.
O encontro contou com a participação especial do Engenheiro Agrônomo Marcelo Cocco Urtado, cafeicultor e presidente do Consórcio Cerrado das Águas, que falou sobre as vantagens da agricultura regenerativa e compartilhou as práticas concretas de sustentabilidade implementadas em sua fazenda, que resultaram em uma redução de custos em torno de 20%, além de proporcionarem um aumento tangível nos rendimentos das colheitas.
Marcelo Urtado aproveitou para apresentar as vantagens e desvantagens das diferentes formas de agricultura: orgânica, regenerativa, conservativa, convencional, agro ecológica e climaticamente inteligente.
Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos sobre boas práticas agrícolas e as formas mais eficazes de agricultura sustentável e regenerativa. Ainda durante o encontro foi possível visitar a lavoura e instalações da fazenda, além de degustar um típico e delicioso almoço servido em pleno campo.
Clube illy do Café
Entre as inúmeras atividades implementadas pela illycaffè no país para fomentar o café de qualidade e a cafeicultura brasileira, a empresa instituiu em 1999 o Clube illy do Café para reunir seus principais produtores e classificadores de café.
Os mais de 600 filiados são recompensados pela adesão por meio de conceitos como qualidade e fidelidade no fornecimento de grãos. Quanto maior o tempo de fornecimento ininterrupto, maior a classificação do sócio e os benefícios obtidos. O clube de fidelização conta com sete modalidades de cartão, entre eles o Cartão Esmeralda que é concedido aos cafeicultores que fornecem à illycaffè há mais de 30 anos-safra ininterruptos.
Os benefícios incluem: atividades e encontros exclusivos de sócios, visitas a fazendas-modelo, que proporcionam networking e troca de experiências entre os cafeicultores, participação gratuita em cursos e seminários, aquisição de produtos illy em condições especiais e acesso a informações e novidades sobre a illycaffè e a cafeicultura por meio de conteúdos exclusivos elaborados pela equipe de especialistas da empresa italiana.