Graduação EaD em Tecnologia da Informação foi classificada como a melhor do Brasil no índice que avalia o desenvolvimento do aluno durante o curso
O Centro Universitário de Brasília (CEUB) alcançou nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 com o curso de Ciências Biológicas, o que rendeu a 1ª colocação na região Centro-Oeste e 4ª posição no ranking nacional do exame. Na modalidade EaD, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação foi classificado o melhor do Brasil de acordo com a nota 5 no Índice de Diferença de Desempenho (IDD), conquistando conceito máximo entre as instituições particulares do país.
O exame, que avalia a qualidade do ensino superior no país, é realizado pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao todo, foram 492 mil estudantes inscritos e mais de 370 mil que completaram a prova. O resultado alcançado pelo CEUB reflete o trabalho realizado pelo corpo docente especializado, estrutura tecnológica e o alto nível de comprometimento com a formação teórica e prática dos novos profissionais.
O diretor acadêmico do CEUB, Carlos Alberto da Cruz, aponta como fator de sucesso para os resultados do exame a integração entre a teoria e a prática propostas pela instituição. “A tradição aliada à inovação norteia nossa prática pedagógica. Criamos oportunidades para a vivência acadêmica e buscamos desenvolver competências nas diversas áreas do conhecimento. Nossos alunos são motivados a se envolver, desde o início do curso, em monitorias, projetos de iniciação científica e estágios, engajando e transformando a trajetória desses futuros profissionais”, explica o diretor.
Na licenciatura de Ciências Biológicas, o CEUB possui como diferencial convênios com o IBRAM e a Embrapa, que oferecem oportunidades de práticas profissionais. Em sua estrutura física, o curso conta com 36 laboratórios dedicados exclusivamente à área de Saúde, além de oferecer um espaço voltado ao estudo de microbiologia e um biotério, que funciona como um laboratório de anatomia completo para a realização de estudos.
À frente da coordenação de Ciências Biológicas do CEUB, Andrea Libano enaltece o processo pedagógico do curso: “Nossa metodologia ativa envolve avaliação de produtos, relatórios de impactos ambientais, proposições de soluções e novas formas de educação inclusiva. Essa forma de avaliar deixou o aluno muito à vontade para fazer a prova do Enade. O engajamento do corpo docente e discente é feito com responsabilidade, respeito e carinho. Nós nos apoiamos e lideramos juntos!”.
Para a diretora institucional de Regulação e Avaliação do CEUB – GEIRA, Simone Espinosa, o Enade é uma das ferramentas de avaliação externa que norteia, de certa forma, o aprimoramento das graduações. “O resultado no Enade é a consequência de um processo de aprendizagem coerente com os objetivos do curso e com o perfil do egresso desejado, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais. Precisamos valorizar também o incansável trabalho em orientar e estimular os estudantes em relação ao dia da prova,” completa Espinosa.
Líder do Ensino à Distância
De acordo com o resultado divulgado pelo INEP, a nota máxima de cursos EaD foi alcançada somente por 2,3% dos cursos. Com o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, o CEUB garantiu nota 4 na avaliação do Enade e nota 5 no IDD, ficando na 4ª posição do ranking brasileiro. Sucesso absoluto no IDD, a graduação possui parcerias com grandes empresas de tecnologia, acesso às salas de aula e laboratórios de informática, biblioteca e computadores virtuais exclusivos com aplicativos de atividades práticas. O principal fator de êxito nesse curso foi a humanização do ensino à distância.
Coordenador de TI EaD no CEUB, Flávio César Siqueira ressalta a interação entre aluno e professor como uma das principais fontes de aprendizado e motivação. “Desde o primeiro dia preparamos os alunos para uma experiência intensa. Trabalhamos para ofertar o que há de melhor nessa modalidade acadêmica. Outro ponto é o relacionamento direto com o mercado de trabalho, a exemplo do “Shark Tank”, em que os estudantes podem apresentar ideias de negócio a potenciais investidores a fim de obter financiamento”, completa.”
Sobre o Enade
Realizado desde 2004, o Enade é um exame obrigatório que avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Além do Conceito Enade, é apresentado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – outra nota estipulada pelo Inep, que busca identificar o quanto aquele estudante avançou dentro de suas condições pessoais naquele curso. Os alunos que participaram do Enade também podem acessar seus boletins de desempenho no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.