Estudo permite traçar perfil socioeconômico do país. Levantamento é feito a cada10 anos, mas atrasou por causa da pandemia de Covid-19 e por cortes orçamentários.
A pesquisa do Censo Demográfico de 2022 começa, nesta segunda-feira (1°), no Distrito Federal. Em Brasília, 2.631 recenseadores vão coletar dados junto aos moradores de cada região do DF.
O censo promove um levantamento de dados sobre a população brasileira, que permite traçar um perfil socioeconômico do país. A pesquisa é realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém, está atrasada há dois anos por conta da pandemia de Covid-19 e por cortes no orçamento do governo federal.
Os recenseadores são identificados com crachá, colete e equipamento de coleta. Se houver dúvida, o morador pode checar a identidade do agente por meio do telefone 0800 721 8181 ou pela leitura de um QR Code disponibilizado na hora da pesquisa.
Este ano, ainda há a possibilidade de agendar a entrevista, por telefone, junto ao recenseador. O preenchimento também pode ser feito pela internet, a partir de um cadastro feito pelo agente do IBGE.
“Independentemente da forma de coleta, o recenseador visitará todo os domicílios e a coleta presencial é a preferencial”, diz o IBGE.