Conhecido como “padroeiro da internet”, jovem italiano será canonizado após milagre reconhecido no Brasil
O Vaticano canonizará neste domingo (7) o jovem italiano Carlo Acutis, apelidado de “padroeiro da internet”, que se tornará o primeiro millennial declarado santo pela Igreja Católica. A cerimônia, marcada para as 5h (horário de Brasília), acontecerá na Praça de São Pedro e será presidida pelo papa Leão XIV, em seu primeiro rito de canonização desde que assumiu o pontificado em maio, após a morte de Francisco.
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em 1991, em Londres, e criado em Milão, Carlo se destacou desde cedo pelo fervor religioso aliado ao interesse pela tecnologia. Ele desenvolveu um site para catalogar milagres eucarísticos e utilizava a internet como ferramenta de evangelização, o que lhe rendeu o apelido de “influenciador de Deus”.
Carlo morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento, em Assis, onde foi beatificado em outubro de 2020.
Os milagres atribuídos a Acutis
O processo de canonização foi impulsionado pelo reconhecimento de dois milagres:
- Em 2010, em Campo Grande (MS), uma criança com doença congênita foi curada após tocar uma relíquia do jovem.
- Em 2023, o Vaticano reconheceu a cura de uma estudante da Costa Rica, que se recuperou de uma grave lesão cerebral após um acidente.
Outros canonizados e homenagens
No mesmo rito, também será canonizado o italiano Pier Giorgio Frassati, que morreu em 1925, vítima de poliomielite, e é lembrado por sua atuação em favor dos pobres.
Como parte das homenagens, o Vaticano expôs uma grande imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro e anunciou o lançamento de um selo comemorativo em sua memória.
A Igreja Católica apresenta Acutis como um símbolo da fé na era digital, capaz de unir devoção, juventude e modernidade.