Cansaço é o principal obstáculo para mais criatividade nas empresas, diz estudo

Outros obstáculos comuns, segundo os entrevistados recentemente pela Conquer Business School, vão das redes sociais à falta de autonomia profissional 

Afinal, o que te faz ser menos criativo no ambiente de trabalho atualmente? Nas últimas semanas, uma pesquisa inédita questionou profissionais de todo o Brasil e descobriu a resposta: para a maioria dos entrevistados, a sensação constante de esgotamento e cansaço mental — à frente de impeditivos também comuns como as distrações digitais, pressão por resultados e falta de autonomia nas empresas. 

A constatação é da Conquer Business School, escola de negócios que pediu que brasileiros de todas as regiões compartilhassem detalhes de suas vidas criativas, entre os fatores que mais os estimulam profissionalmente, os obstáculos mais comuns para se exercer a própria criatividade e os impactos da habilidade em questão na própria autoestima.

De acordo com a maior parte dos respondentes, se obstáculos como a ausência de recursos e o excesso de demandas só tendem a enfraquecer o próprio fazer criativo, o uso de uma certa ferramenta, por outro lado, tem ajudado a driblar a improdutividade, os estimulando criativamente no dia a dia: a Inteligência Artificial, cuja chegada trouxe uma série de novas ideias e referências… além de mais tempo para pensar “fora da caixa”. 

Principais descobertas: 

  • 74% dos profissionais ouvidos se sentem criativos no trabalho atualmente; 
  • 83% deles também reconhecem impactos positivos da IA na própria criatividade; 
  • Autonomia (69%) e colaboração (58%) são o que mais os estimula a serem criativos profissionalmente; 
  • Maiores impeditivos para um trabalho mais criativo, hoje, são o cansaço mental e esgotamento (45%) 

Cansaço mental, o vilão número um da criatividade 

De forma geral, algo que as experiências das pessoas entrevistadas pela Conquer apenas confirmam é o quão positivamente a criatividade tende a se refletir na motivação profissional — com impactos na percepção que uma pessoa tem de si mesma, seus projetos de trabalho e a companhia da qual faz parte. 

Isso porque, enquanto estudos como o Relatório State of Creative já identificavam que a exploração do potencial criativo eleva em 78% a produtividade nas empresas, o levantamento da escola de negócios descobriu, na verdade, como os entrevistados se sentem quando conseguem usar a criatividade profissionalmente. Para a maioria deles, aliás, os efeitos são sempre animadores, variando entre se perceber mais motivado e engajado(59%), produtivo (49%) e orgulhoso com suas atividades (34%). 

Mesmo que, hoje, 74% dos respondentes reconheçam exercer tal competência no meio de trabalho frequentemente, obstáculos para uma jornada mais criativa nas empresas parecem não faltar. Quando indagados, por exemplo, certas distrações digitais, como Instagram e WhatsApp (29%), a ausência de ferramentas (23%) e a cultura organizacional rígida (17%) apareceram entre os impeditivos mais comuns, ao lado do pior dos problemas: a sensação constante de cansaço mental ou esgotamento (45%)

Em um contexto no qual as Inteligências Artificiais generativas vêm sendo cada vez mais exploradas nas empresas, por outro lado, para a maioria dos brasileiros, seu uso também tem se convertido em mais espaço para criar: enquanto 42% deles compartilharam se sentir estimulados com tantas ideias e referências, para 41%, o ganho tem sido a automatização de tarefas simples, que permitiria mais tempo livre para criar. 

Por um trabalho — e vida — mais criativos 

Ora, se o que não faltam nos escritórios de Norte a Sul são fatores que impedem uma rotina mais criativa, por outro lado, o que mais a incentivaria no meio corporativo segundo os brasileiros? Enquanto uma empresa voltada ao aperfeiçoamento profissional das pessoas, essa foi uma das dúvidas compartilhadas pela Conquer com os entrevistados — que elegeram os aspectos que estimulam suas criatividades no trabalho hoje. 

Entre o acesso a diferentes ferramentas, mais tempo livre para criar e metas desafiadoras, o que mais tende a colaborar com o fazer criativo é a autonomia para testar novas ideiascitada por 69% dos respondentes.

Não apenas ela, aliás: comprovando a importância do investimento em pessoas, bem como o papel do trabalho em equipe, a colaboração e troca de ideias com colegas (58%) e o acesso a tecnologias e ferramentas adequadas (55%) também apareceram nas respostas dos entrevistados, ao lado de mais tempo livre para pensar (48%).

“Solucionar os problemas com facilidade, se adaptar às mudanças e apresentar altos índices de produtividade são apenas alguns dos pontos altos de um time criativo — e que consegue exercer essa competência de forma plena diariamente”, destaca Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer. “Ao investirem na criatividade de seus profissionais, empresas e líderes não apenas demonstram atenção ao bem-estar e senso de propósito dos colaboradores, mas apostam em um ambiente corporativo mais inovador, com efeitos otimistas a curto e longo prazo.” 

Metodologia 

Para entender a relação dos profissionais brasileiros com a criatividade, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram o que mais os estimulam criativamente, certos obstáculos e os impactos da IA na própria criatividade. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.