Campanha de castração gratuita de cães e gatos começa no DF

São 3.014 vagas para cirurgias em Ceilândia, Gama e Samambaia. Cadastros começam nesta semana e cirurgias serão marcadas para agosto e setembro; veja como fazer.

Começam, nesta quinta-feira (21), as inscrições para castração gratuita de cães e gatos no Distrito Federal, organizada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Ao todo, são 3.014 vagas.

Os cadastros devem ser feitos em Ceilândia e no Gama. As cirurgias serão marcadas para o período de 9 de agosto a 15 de setembro em clínicas de Ceilândia, Samambaia e Gama.

Como fazer o cadastro?

Gatos disponíveis para adoção, em imagem de arquivo — Foto: Foto: Agência Brasília
Gatos disponíveis para adoção, em imagem de arquivo — Foto: Agência Brasília

Cada tutor pode cadastrar dois cachorros e quatro gatos. Mas, para isso, é preciso que a pessoa tenha mais de 18 anos e more no Distrito Federal. O dono do animal também deve apresentar um documento com foto.

Para quem deseja que a cirurgia do pet seja realizada em Ceilândia ou Samambaia, o cadastro para castração de cães é na quinta-feira (21) e, para gatos, na sexta (22). Os interessados devem ir até a Administração Regional de Ceilândia, a partir das 8h.

Quem quiser agendar a cirurgia nas clínicas do Gama, deve ir até a Administração Regional da cidade na quinta (tutores de cães) e na sexta (tutores de gatos). O atendimento também começa às 8h, nos dois dias.

Segundo o Ibram, a distribuição de senhas será feita por ordem de chegada, mediante posição na fila. Não é preciso levar o animal no dia da inscrição.



Resultado e reagendamento

Castração de gato no DF — Foto: Divulgação /Ibram
Castração de gato no DF — Foto: Divulgação /Ibram

A lista de contemplados, com as respectivas datas de cirurgia, será divulgada até 5 de agosto. Segundo o Ibram, o resultado também estará anexado nos murais das administrações regionais.

O tutor pode solicitar o reagendamento da cirurgia, no entanto, isso deve ser feito diretamente na clínica onde vai ocorrer a castração. O novo atendimento deve acontecer em até 30 dias da data inicialmente agendada, exceto para animais em tratamento veterinário, em que o período passa a ser de até 60 dias.

Se não houver disponibilidade para mudança do agendamento, o tutor deve solicitar o cancelamento em até dois dias úteis antes da cirurgia.