Policiamento conta com 189 agentes, 70 deles bilíngues, tudo para garantir atendimento de qualidade a visitantes estrangeiros
O português Venâncio da Silva mora na região de Flandres, perto de Bruxelas, na Bélgica. Em sua primeira visita a Brasília, aproveitou para conhecer os principais pontos turísticos. “Brasília é uma capital muito bonita, bem-organizada e [um cidade onde] faz muito calor. Já fui ao centro da cidade, à Esplanada dos Ministérios, ao Estádio Nacional Mané Garrincha. Eu gosto muito de futebol. Está no sangue dos brasileiros, e eu sou fã do Pelé. Agora estou aqui no Pontão do Lago Sul e estou adorando”, afirmou o turista.
A experiência de Venâncio se repete com cada vez mais estrangeiros que escolhem a capital como destino. Segundo a ONU Turismo, o número de visitantes estrangeiros no DF cresceu quase 80% entre janeiro e agosto. O crescimento também aparece no Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a Inframerica, mais de 13,7 milhões de passageiros passaram pelo terminal até outubro, com expectativa de chegar a 16 milhões até o fim do ano.
Para atender esse aumento de visitantes, Brasília conta com um batalhão especializado, formado por policiais capacitados que falam outros idiomas. O trabalho é feito pelo Batalhão Barão do Rio Branco (5º BPM), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que cuida tanto do policiamento turístico quanto do policiamento da região administrativa do Lago Sul e da segurança dos diplomatas na capital.
“Os policiais recebem treinamento específico para lidar com visitantes que não conhecem a cidade e não falam português. O curso dura cerca de quatro semanas e prepara os militares para orientar bem os turistas. O objetivo é garantir que os visitantes se sintam tranquilos para conhecer os pontos turísticos e aproveitar a cidade”, explica o comandante do 5º BPM, major Anderson Pinheiro.