Data deve movimentar R$ 147 milhões no DF, diz Procon. Cerca de 84,2% das empresas de 16 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo vão participar do saldão na última semana de novembro.
Com a promessa de boas promoções, a Black Friday de 2023 é em 24 de novembro. No Distrito Federal, o comércio espera movimentar até R$ 147 milhões e cerca de 84,2% das empresas de 16 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo vão participar das promoções na última semana de novembro, segundo levantamento da Fecomércio.
As principais dicas para tirar o melhor proveito da Black Friday são:
- 🔎Pesquisar o produto: identificar o produto que vai querer comprar e começar a pesquisar antes.
- ✍️Planejamento financeiro: saber se realmente precisa do produto, se vai caber no orçamento, fazer análise financeira da situação e como será pago.
- ➡️ Dica de ouro: acompanhar a evolução dos preços para poder identificar se é promocional ou se é apenas uma maquiagem no preço — capturar as telas, guardar folder, panfleto.
Estratégias dos lojistas
De acordo com levantamento da Fecomércio, a maioria dos lojistas (98,3%) espera vender mais no meio físico. Apenas 1,7% acredita que as vendas serão melhores pela internet.
Em 2022, a maioria das vendas foram em lojas físicas durante a Black Friday (97,4%).
Em relação ao pagamento, os lojistas esperam vender mais:
- 💳Cartão de crédito: 85,5%
- 💳Cartão de débito: 13,3%
- 📲Transferência ou no Pix: 2%
- 💸Dinheiro em mãos: 1,2%
De acordo com o levantamento da Fecomércio, as principais estratégias adotadas pelos vendedores na Black Friday serão:
🛍️ Promoção: 35,2%
📱 Divulgação em redes sociais: 22,8%
🏷️ Diversidade de produtos: 22,1%
📦 Desconto para compras à vista: 8,2%
Fiscalização do Procon para a Black Friday
A operação de fiscalização dos preços e promoções para a Black Friday começou em setembro. Inicialmente, os fiscais acompanharam os preços em alguns sites de varejo.