Black Friday: comércio no DF espera movimentar R$ 193 milhões

Data conhecida pelas promoções acontece em 25 de novembro. Segundo Fecomércio, houve aumento na adesão de lojistas que prometem descontos.

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) mostra que o comércio pretende movimentar R$ 193 milhões na Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro. O estudo mostra ainda que, em 2022, houve aumento na adesão de lojistas às promoções.

Segundo o levantamento, o índice de participação do comércio de Brasília, em 2022, chega a 90,4%. No ano passado, 87,71% dos lojistas aderiram às promoções.

A Fecomércio aponta que a Black Friday é o momento em que os empresários buscam vender produtos com desconto para renovar os estoques para o Natal. Por conta disso, muitos produtos são vendidos com preços menores.

“É um bom momento para que os consumidores possam adquirir presentes com descontos vantajosos. Para isso, no entanto, é preciso pesquisar bastante”, diz o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire.

Dicas para o consumidor

O Procon faz um alerta para que os consumidores não caiam em ciladas, ou acabem fazendo dívidas que não cabem no orçamento. Veja abaixo algumas dicas:

  • Faça compras planejadas
  • Evite agir por impulso, gastando mais do que pode
  • Acompanhe o preço dos produtos antes da Black Friday
  • Guarde folhetos promocionais para comprovar os descontos oferecidos
  • Compare os valores cobrados em mais de uma loja
  • Saiba quanto pode realmente gastar
  • Nas compras pela internet, garanta que o site é confiável e a transação segura

Estratégias do comércio

Placa que mostram parcelamento de até 6 vezes na Black Friday — Foto: TV Integração/Reprodução
Placa que mostram parcelamento de até 6 vezes na Black Friday — Foto: TV Integração/Reprodução

Segundo o levantamento da Fecomércio, 67,5% dos comerciantes entrevistados no Distrito Federal disseram que vão “utilizar alguma estratégia de vendas”. As principais são:

  • Promoções: 33%
  • Divulgação em redes sociais: 18,7%
  • Diversidade de produtos: 16,9%

A pesquisa revela também que 97,4% dos empreendedores esperam vender mais nas lojas. Apenas 2,6% dos lojistas apostam mais na internet.

Entre os meios de pagamentos esperados, 87% dos empresários esperam receber no cartão de crédito. Em seguida, está o débito (7,8%), PIX (4,8%) e dinheiro (0,4%).