O Lago Paranoá está localizado na capital brasileira. Por isso, podemos dizer que ele é um cartão postal federal. Esse lugar é ideal para quem quer relaxar e se refrescar. Assim, veja todas as nossas dicas para aproveitar o famoso lago de Brasília.
Esse lago está localizado em Brasília. Com seus 48 km2 de área e 80 km de perímetro, há quem diga que o mar nem faz falta! Há muitas maneiras de acessar o Lago Paranoá, em que cada ponto da orla do lago pode ser acessado de uma forma. Porém, um dos principais locais com vista para boa parte da água é a ponte JK. Cujo acesso é feito pela SCES Trecho 2.
O que é e história do Lago Paranoá
Esse lago foi idealizado no fim do século XIX por uma expedição responsável por mapear o Planalto Central e decidir a região que abrigaria a nova capital federal. Assim, a ideia foi colocada em prática quando Brasília foi construída, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Isto é, apenas no ano de 1959.
O lago é formado pelo represamento das águas do rio Paranoá. Isso aconteceu para que a usina hidrelétrica que alimenta o Distrito Federal fosse construída. Além disso, o nome “Paranoá” é um vocábulo de origem tupi. Dessa maneira, ele une os termos paranã (“mar”) e kûá (“enseada”). Isto é, significa “enseada de mar”.
O que fazer no Lago Paranoá
Brasília não precisa de mar porque já tem o Lago Paranoá. Dessa forma, esse lago substitui muito bem o oceano no que diz respeito à diversão e beleza. Por isso, selecionamos sete atividades para você aproveitar ao máximo esse ponto turístico da federação. Confira:
1. Pontão do Lago Sul
Inaugurado em 2002, mas já é tradicional na orla do Lago. É um condomínio de lazer e possui diversos restaurantes e sorveterias. Além da gastronomia e da música, é possível alugar caiaques e pranchas de stand up paddle. Além disso, é um ponto disputado para quem quer tirar fotos profissionais.
2. Calçadão da Asa Norte
O nome é autoexplicativo. Por isso, no Calçadão é possível alugar caiaques e stand up paddles. Nesse local, pessoas com som automotivo costumam se reunir. Por isso, não é indicado para quem busca sossego e silêncio.
3. Península dos Ministros
Essa atividade é ideal para quem quer praticar exercícios em uma pista confortável que vai até o Pontão. Contudo, é preciso contar um pouco com a sorte. Porque é comum que esse ponto esteja fechado devido a um pedido dos moradores locais.
4. Parque das Garças
Quem busca sossego pode ir para o Parque das Garças. Esse lugar é um dos pontos menos frequentados do Lago Norte. Além disso, esse ponto é ideal para levar o cachorro para brincar ou descansar à sombra das inúmeras árvores.
5. Ermida Dom Bosco
É o lugar mais antigo na orla do Lago. Assim, ele conta com uma capela projetada por Oscar Niemeyer. Além disso, também há uma prainha e um mirante. Esse ponto é muito frequentado por skatistas.
6. Parque Ecológico das Copaíba
Inaugurado no fim de 2019, ainda é pouco frequentado. Por isso, é ótimo para quem busca um lugar mais reservado. No Parque é possível fazer trilhas, caminhar e andar de bicicleta. Além disso, a entrada é gratuita.
7. Parque Asa Delta
Além das atividades comuns como caminhar, remar e correr, também é possível se aventurar no ar. No Parque Ecológico Anfiteatro Natural do Lago Sul, ou o Parque da Asa Delta, foi construído um morro artifícial destinado à prática da asa delta. Essa a atração perfeita para quem busca esportes radicais e paisagens de tirar o fôlego.
Com todas essas atividades se engana quem acha que a capital federal é lugar apenas para pessoas com roupa social. Por isso, para conhecer um pouco mais do mar de Brasília, veja algumas curiosidades sobre o Lago.
Curiosidades sobre o Lago Paranoá
Que o Lago Paranoá é cartão postal de Brasília todo mundo sabe. Porém, existem algumas curiosidades que são interessantes. Com elas, você pode conhecer um pouco mais do local e, também, ter assunto para conversar. Assim, selecionamos sete curiosidades. Veja:
- O Lago Paranoá é um lago artificial formado pelo represamento das águas do rio de mesmo nome.
- Ele foi criado com o intuito de aumentar a umidade relativa do ar na região do Planalto Central e, também, da capital federal.
- Sua profundidade média é de 12 metros. Porém, o ponto mais fundo está a 38 metros da superfície.
- É possível nadar nas águas do lago. Porém, deve-se atentar às normas de segurança.
- O Lago nasceu antes de Brasília. Assim, os arquitetos que participaram do concurso para o Plano Piloto puderam construir uma cidade ao redor do lago.
- Quando as barragens do rio Paranoá foram fechadas, Juscelino Kubitschek tinha 57 anos.
- Uma vila dos operários que trabalhavam na construção de Brasília foi inundada durante a cheia do Lago. Essa é a Vila Amaury.
Com tantas curiosidades fica difícil não querer conhecer esse lago tão famoso, não é mesmo? Por isso, veja alguns vídeos sobre ele para ficar com um gostinho de quero mais.