Com uma infinidade de possibilidades para aumentar a popularidade do usuário, o Instagram, rede social que mais cresce no mundo, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se essencial para a comunicação de empresas que buscam alavancar vendas e conquistar clientes. Uma das principais formas de fazer com que isso aconteça é por meio do Instagram Ads.
É comum encontrar usuários que gostariam de tornar sua marca mais popular na rede, contudo, se deparam com dificuldades de engajamento. Por esse motivo, separamos no conteúdo de hoje informações que vão ajudar a criar campanhas matadoras no Instagram Ads. Está pronto para conferir?
PORQUE CRIAR CAMPANHAS NO INSTAGRAM ADS
Na jornada em direção ao sucesso, uma etapa que não pode ficar de fora do planejamento de qualquer empreendimento é o marketing. Afinal, é a partir de técnicas de busca, captação e retenção de clientes que um negócio garante suas vendas – e seu lucro.
Na era da internet, consumidores mudaram seus hábitos de consumo e ganharam um novo aliado ao fazer pesquisas sobre preços, funcionalidades e aplicações de produtos ou serviços: motores de busca e perfis de lojas ou empresas nas redes sociais.
Nesse contexto, é natural que a disputa por clientes migre das ruas ou alas de um shopping para as redes, motores de busca como o próprio Google e, claro, anúncios publicitários virtuais, como Instagram Ads.
COMO CRIAR UMA CAMPANHA PARA O INSTAGRAM ADS
Antes de tudo, saiba que não é obrigatório ter um perfil profissional para fazer anúncios no Instagram Ads. Entretanto, é necessário ter uma conta no Facebook para ter acesso ao Gerenciador de Anúncios da plataforma — o Facebook e o Instagram fazem parte da mesma empresa.
Como o mecanismo de criação de anúncios é basicamente o mesmo utilizado no Facebook (campanha, conjunto de anúncios e anúncio), vamos focar nossas dicas no formato de postagens e uso do orçamento disponível.
FORMATOS DE POST
O Instagram Ads permite que você utilize os modelos tradicionais de postagem para fazer os anúncios, mas garante certa personalização ao post que aparece no feed para diferencia-lo de uma publicação convencional. Na hora de fazer sua campanha, é possível escolher entre:
- Foto única ou vídeo: como um post convencional, esta modalidade de anúncio “camufla” a propaganda entre as postagens normais do feed e possibilita a inserção de um Call To Action (Clique aqui!; Saiba Mais!; Visite nosso site!) ao final;
- Carrossel: este formato permite que se publique um “álbum” com até 10 fotos no formato 1080×1080 pixels e uma chamada para ações, como “compre agora”;
- Stories: com vídeos de até 15 segundos e fotos no formato vertical, é possível divulgar algum anúncio entre as fotos publicadas na função Story — que desaparece 24h após a publicação — e, a partir de certo número de seguidores, convidar as pessoas para visitar um link para sua loja ou site, por exemplo.
ORÇAMENTO
Para entender as melhores maneiras de aplicar o orçamento das campanhas, é preciso entender como o Facebook e outros portais que oferecem esse tipo de publicidade fazem para cobrar pelo serviço. É possível analisar seus investimentos a partir de duas perspectivas. A primeira delas é em relação ao método de cobrança:
- Custo por mil impressões (CPM): esse método de cobrança te fará pagar para cada 1000 visualizações do seu anúncio. Ou seja, o custo não depende de um clique do visitante, mas apenas da visualização do anúncio;
- Custo por clique (CPC): já neste caso, você só será cobrado caso o visitante clique no anúncio e acesse seu site ou loja virtual, por exemplo. Consequentemente, será possível analisar de maneira mais fácil quão eficiente é sua campanha naquele canal: se, a cada 100 mil visitas, apenas 10 pessoas clicarem em seu anúncio, é melhor refazer as campanhas.
Agora que você entendeu como as campanhas são faturadas, é hora de fazer a escolha entre dois tipos de uso do seu orçamento:
- Orçamento diário: neste modelo de orçamento, é preciso escolher quanto dinheiro será empenhado em cada anúncio por dia. Lembre-se que, ao segmentar o anúncio, cada um deles terá um preço diferente.
- Orçamento vitalício: se optar por este modelo, você discriminará o valor total da campanha e a própria plataforma garantirá que o valor será gasto integralmente até o final da sua campanha. Caso nem todo o dinheiro seja utilizado por causa do não cumprimento de metas, seu dinheiro ficará retido e poderá ser reaproveitado em outras campanhas.
Uma boa dica é sempre analisar os resultados quando uma campanha encerrar. Confira o CPM e CPC real dos seus anúncios e descubra quais estratégias funcionaram melhor. Isso vai te ajudar a economizar ao apostar em campanhas mais eficientes no futuro.
O Instagram Ads é a melhor maneira de aumentar o engajamento de sua empresa, conquistando clientes e elevando suas vendas. Escolha as melhores opções e coloque sua campanha no ar